Na tarde desta segunda-feira estive no Centro Comercial Porto Bello para conhecer um projeto de empoderamento chamado “Associação dos Pintores com a Boca e os Pés”, representado pelos artistas Marcelo Cunha e Victor Santos, que fizeram uma emocionante demonstração de suas técnicas.
A Associação teve início em 1956 quando Erich Stegmann, um artista que pintava com a boca, reuniu um pequeno grupo de artistas com deficiência física de 8 países europeus. Seu objetivo era ganharem o seu próprio sustento através de seus esforços artísticos e obter uma segurança de trabalho que até então eles não tinham.
Atualmente há 53 artistas no Brasil, muitos dão palestras e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, oferecendo uma melhor compreensão do trabalho que está sendo feito pela Associação e as possibilidades disponíveis como oportunidade para as pessoas com deficiência. Conheça mais sobre eles na página de Artistas.
A idealizadora de todo o projeto Janice Kunrath me contou entusiasmada que o grande objetivo é que o artista l morador de Búzios, Ezequiel, possa fazer parte muito em breve da associação, já que seu talento vem sido reconhecido constantemente. “O Ezequiel é muito talentoso e é preciso alguns detalhes para que ele possa participar da associação. O que pode acontecer muito em breve”, comentou Janice.
Estavam presentes para a demonstração os assistido da APAE, que fizeram uma bela festa para prestigiar os artistas e um público maravilhado com o espetáculo que Marcelo Cunha e Victor Santos proporcionaram a quem estava presente.O Natal é sempre um momento de reflexão e de buscar momentos inspiradores como esse.
Victor Santos nasceu em 30/1/1992, em Ipiaú, BA. Nasceu prematuro aos 7 meses e com o decorrer do tempo foi constatado paralisia cerebral. Desde menino, sem o controle de suas mãos, usa os pés para desenhar e pintar. Atualmente estuda e aperfeiçoa sua técnica cada vez mais.