Nova diretoria vai buscar, dentre outras, mais união do setor
Por Gustavo Henrique Medeiros
Em Búzios, recentemente, de forma bem articulada, organizada, com fundamentos contra os critérios utilizados, os hoteleiros, unidos, com apoio de diversos vereadores, barraram a aprovação de Projeto de Lei de autoria do Prefeito, aumentando a taxa de cobrança de coleta de lixo em hotéis, pousadas, restaurantes, bares e afins. Se aprovada, esses prestadores de serviços teriam que mexer no bolso para pagar aumento desproporcional desta taxa. A medida representou um alívio para os empresários, já que o país atravessa grave crise econômica. Esse episódio foi lembrado pelo recém eleito presidente da Associação de Hotéis de Búzios ( AHB ), empresário Hector Sireira, para justificar que a UNIÃO do setor será uma das missões que dará prioridade em seus 24 meses de mandato:
– Entendemos que, como vem sendo cobrada, a taxa pode ser corrigida, porém, poderíamos ter sido convidados antes para uma reunião com o autor do projeto, no caso o prefeito – comentou Hector, casado com a Chef Sônia Persiani, do Restaurante Cigalon, na Rua das Pedras, referência na gastronomia da cidade.
Nascido na cidade de Juncal, província de Santa Fé, no interior da Argentina, Hector mora em Búzios há 31 anos. Participou com outros empresários da fundação da Associação de Hotéis de Búzios ( AHB ) em 21 de março de 1988. Há 29 anos, ele só exerceu funções em diversas diretorias, inclusive na última, cuja presidência estava entregue ao seu amigo e também empresário, Sérgio Rébora. Apesar da crise econômica, Hector, que conquistou muitos amigos nativos ao longo dessas três décadas, vê com bons olhos um avanço no turismo da cidade nos próximos anos:
– Estamos mais maduros, experientes e com muita vontade de melhorar cada vez mais. O setor precisa estar mais unido e fortalecido para que possamos reivindicar, por exemplo, o tão sonhado Estudo de Capacidade de Carga no município. Somos sabedores que Búzios não possui espaço físico para tanto carro e tanta gente. Quero aproveitar e desejar uma ótima gestão no turismo de Búzios ao empresário Cesar Fernandes, empossado recentemente como Secretário de Turismo. Desejo o mesmo, ao amigo e empresário Thomas Weber, incansável guerreiro do turismo de Búzios, que vai assumir a presidência do Búzios Convention & Visitors Bureau por força estatutária, no lugar de Cesar Fernandes, então presidente. Juntos, podemos avançar e para isso, precisamos que os hoteleiros de Búzios se juntem ainda mais a AHB, e outras entidades ligadas ao setor, para que tenhamos mais força. Definitivamente, a entidade que representa a hotelaria não é uma “panelinha“, e sim, uma associação formada por diversos empresários compromissados com a Cidade, que presta relevantes serviços a sua categoria e ao turismo – desabafou o empresário.
OS SERVIÇOS – O associado da AHB desfruta de alguns serviços interessantes. A entidade, através de seu diretor executivo, Mauro Lima, que está diretamente ligado aos associados, mantém contato com a Prolagos e Enel ( Ampla ), concessionárias prestadoras de serviços de água e energia elétrica respectivamente. Se o associado precisar de um caminhão pipa ou restabelecer a energia elétrica em seu estabelecimento, a solicitação e os serviços são executados rapidamente. E a demanda é enorme, já que a Prolagos e a Ampla são recordistas em reclamações no PROCON-Búzios. A entidade também participa ativamente, dos Conselhos Comunitário e Municipal de Segurança, como também o de turismo. Através de um mutirão com empresários, Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB ) e Associação de Pequenas Pousadas, a Associação de Hotéis está arrecadando recursos financeiros para a reforma de uma viatura e duas motos da Polícia Militar-Búzios. Mantém ainda, contato direto via WhatsApp com o Comando da PM, com o objetivo de garantir a segurança de seus associados, de forma eficiente, como também de toda a população e turistas.
Outro serviço prestado pela AHB aos seus associados, e a compra coletiva de produtos. Quem desejar uma espumantes com preços 60% abaixo do mercado, é só fazer o seu pedido através do telefone ( 22 ) 2623 2126 ou pelo endereço eletrônico [email protected]. Com a responsabilidade de patronizar, regulamentar os serviços prestados pelos hoteleiros e divulgar o destino e os serviços de seus associados, a AHB, através de representantes de sua diretoria, participam de diversos eventos, feiras, congressos e workshops nacionais e internacionais. Com mais de 60 associados, a AHB, com sede na Estrada da Usina, instalado em um pequeno Shopping em frente ao Fórum de Búzios, no centro, mantém parcerias com o Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares ( SindSol ), ACEB, APP e Búzios Convention & Vistors Bureau – BC&VB.
O DESAFIO – O argentino Hector Sireira está tranquilo com relação ao novo desafio. Admite que toda a sua diretoria já está empenhada e disposta a contribuir mais com os avanços no turismo de Búzios. Na opinião do novo presidente da AHB, independente da crise econômica e política em que o país atravessa a população de búzios precisa estar unida para reivindicar e fiscalizar os poderes constituídos:
– Vamos manter todos os nossos associados bem informados através de nossas redes sociais, site, mailling, de tudo que aconteça na cidade. Se precisar vamos convocar para protestar irregularidades que vão na contra-mão do desenvolvimento do nosso turismo. Vamos dar continuidade ao trabalho do nosso antecessor e ao mesmo tempo, vamos construir novos projetos, sempre com a participação de todos – avisou Hector.
Leia abaixo matéria com opinião do Prensa de Babel sobre a Taxa de Lixo.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/01/06/grandes-hoteis-e-supermercados-produzem-mais-lixo-e-quem-paga-conta-e-o-cidadao-comum/