CILA anunciou dar continuidade ao trabalho e discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para retomada dos passeios
A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Cila) prorrogou a suspensão das operações da temporada de Cruzeiros para até 4 de março. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15). Essa é a terceira prorrogação da medida depois do surto de Covid-19 nas embarcações.
Segundo a Cila, a decisão é para dar continuidade às discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para retomar os cruzeiros. Também está sendo analisada a situação epidemiológica do Brasil, que registrou uma piora no início deste ano por causa da variante Ômicron.
Ainda de acordo com a Associação, do total de cerca de 130 mil passageiros transportados entre 5 de novembro e 3 de janeiro, cerca de 1.100 casos de Covid-19 foram confirmados, o que significa 1% do total das pessoas atendidas, com inclusão de hóspedes e tripulantes. Porém, a Cila não confirmou o número total de tripulantes que testaram Covid-19.
A primeira decisão de paralisar as atividades seria do dia três de janeiro até dia 21 do mesmo mês, mas, no dia 12 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o encerramento definitivo desta temporada de cruzeiros no país.
As operações iniciaram em novembro de 2021, com previsão de transportar mais de 360 mil turistas, com impacto de R$1,7 bilhão. Além dos empregos que estavam previstos para serem gerados, cerca de 24 mil empregos.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.