A partir de 2022 todas as escolas de ensino médio do Brasil deverão oficialmente implementar o novo ensino médio. A reformulação aconteceu em 2017, e a mudança será gradual. Apenas a partir de 2024 que todos os três anos de ensino médio terão a nova matriz. A lei n° 13.415/2017 foi aprovada pelo governo Michel Temer em 2017, e foi reconhecida como Reforma do Ensino Médio, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nesta quarta-feira (13) as escolas de ensino médio de Búzios estão realizando uma assembleia para votação do novo ensino médio. A assembleia iniciou às 9h e termina às 19h.
Búzios possui duas escolas municipais de ensino médio, o Colégio Municipal Paulo Freire, localizada na rua Vinte e Dois, Village de Búzios, próximo à rodoviária 1001, e o Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (INEFI), localizado no bairro Rasa, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, n° 276. Todos os professores de ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), anos finais do ensino fundamental, os responsáveis de estudantes do 1° ano, e estudantes maiores de 18 anos, poderão participar da votação.
São quatro propostas possíveis para a votação. Segundo Simone Morais, gerente pedagógica do Ensino Médio, as propostas foram definidas a partir de reuniões com os professores de cada segmento escolar. O resultado saíra ainda nesta quarta, e a população poderá acompanhar a contagem dos votos pela rede social oficial da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.