Município e PM estão trabalhando juntos para conter ação de bandidos no balneário
Andar pelas ruas de Búzios tem sido motivo de medo para os moradores nos últimos meses. Relatos de assaltos estão por toda a parte nas redes sociais e alguns deles foram acolhidos pela página da Folha de Búzios. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Polícia Militar estão trabalhando em conjunto para conter a ação dos bandidos no balneário.
O caso mais recente foi no bairro São José, onde dois homens armados desceram de carro, abordaram um grupo de pessoas que retornavam da igreja e levaram celulares e carteiras. Neste mesmo bairro, dois homens em uma moto assaltaram pessoas próximo à Praça. No início de agosto, um depósito de bebidas foi assaltado em Manguinhos, e no canto esquerdo de Geribá, uma loja de conveniência foi assaltada no fim de junho.
Esses e outros casos estão sendo acompanhados pelos agentes da Guarda Civil de Búzios que atua com 259 guardas municipais e 12 policiais militares, que integram o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), um termo de cooperação assinado entre a PM e Prefeitura para fortalecer a segurança municipal. Além disso, a cidade conta o efetivo do 25º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela manutenção da segurança na maioria das cidades da Região dos Lagos.
Segundo o tenente da PM, Madureira, a equipe intensificou o patrulhamento no bairro São José, onde tem ocorrido a maioria dos assaltos.
“Temos ciência do assalto ocorrido em São José e já estamos tomando providências para evitar novas ocorrências, com a intensificação do patrulhamento no local da incidência criminal. Além disso, com o auxílio das câmeras da Central de Monitoramento da cidade, já identificamos o veículo e estamos trabalhando para conseguir capturar os criminosos”, explicou.
Embora os relatos de assaltos, os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam redução considerável comparando com o ano passado. De janeiro a junho de 2020 foram registrados 45 assaltos a pedestres e no mesmo período de 2021 foram contabilizados 25 casos, 20 a menos. Vale destacar a importância de fazer o boletim de ocorrência para que a equipe trace estratégias de combate às ações dos bandidos e os números se tornem cada vez mais próximos da realidade.
“Estamos trabalhando em conjunto com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública Municipal para buscar o sucesso alcançado no primeiro semestre com redução dos indicadores criminais e importantes prisões para que possamos proporcionar segurança pública com qualidade”.
Central de Monitoramento
Em julho, Búzios inaugurou nova sede de monitoramento na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no Shopping S3 (ao lado do Banco do Brasil), Centro, que auxilia no combate ao crime. O novo centro possui 335 câmeras implantadas nas vias urbanas, praças e prédios públicos, permitindo ainda o monitoramento de alarmes dos órgãos públicos. O sistema de monitoramento conta ainda com câmeras com análise de vídeo para detenção de eventos, leitura de placas integradas e câmeras portáteis (bodycam).