Com a chegada da temporada de verão, aumentam os relatos de roubos a residências em Armação dos Búzios e este ano não tem sido diferente, segundo denúncias que chegam à Redação da Prensa de Babel. A última delas foi na última segunda-feira (16), no bairro de Geribá.
Segundo uma pessoa conhecida das vítimas comentou com a reportagem, a família foi rendida em casa por dois assaltantes armados, que entraram pela parte de trás do terreno. Pelo relato, foram levados dinheiro e alguns pertences. A fonte, que optou por não se identificar, lamentou a situação, que se repetiu outras vezes, segundo tomou conhecimento.
“Esse assunto de assalto a casas é muito sério e temos que pensar aonde podemos pressionar para evitarmos que cresça. Em um mês, que eu já saiba, foram três casas”, afirmou.
Caso os números se confirmem, representarão um aumento na média histórica do município, pelo menos em dados oficiais. No último quadriênio, 2019 foi o ano com o maior número de ocorrências registradas na 127ª DP, com cinco. No ano passado, houve um roubo a menos, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do estado do Rio.
Os números, contudo, tendem a ser maiores, dada a subnotificação comum nesses casos. Os registros são considerados importantes pelas autoridades, dentro do conceito de “mancha criminal”, ou seja, os locais apontados como mais críticos em relação a determinado crime.
Segundo a Polícia Militar, o Comando da unidade do 25º Batalhão, cuja atuação abrange o município buziano, direciona o policiamento de acordo com dados compilados pelo Setor de Inteligência, modificando e intensificando constantemente o patrulhamento nas regiões, sempre com o intuito de atender as demandas da região e readequar a estratégia de atuação.
Em resposta ao questionamento feito pela Reportagem, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o 25ºBPM (Cabo Frio) prendeu mais de 2 mil criminosos e apreendeu mais de 300 adolescentes em 2022, “além de ter cumprido todas as metas de redução dos indicadores estratégicos de criminalidade no último semestre”.
A corporação disse ainda que o Batalhão direciona roteiros de policiamento e ações de abordagens em toda sua área de atuação “visando prevenir e coibir as movimentações criminosas, assim como todos os tipos de delitos, inclusive nas referidas regiões” e que recebeu 15 viaturas para compor o patrulhamento ostensivo de sua área de circunscrição.
Denúncias –A Polícia Militar ressaltou ainda a importância de que a população colabore realizando denúncias – o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 – ou, para casos urgentes, faça o acionamento através da nossa Central 190 para que as medidas imediatas cabíveis possam ser tomadas. Os registros em delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que procedimentos investigativos sejam iniciados.