Search
Degradê com CSS

As inquietudes de Rosana Andréia: escritora lança livro de crônicas em Arraial do Cabo nesta quinta-feira (16)

Publicado pela Sophia Editora, obra é o nono livro da escritora, que é presidente da Academia Cabo-friense de Letras (ACL)
WhatsApp Image 2024-05-13 at 14.38.39 (1)

“É preciso dizer Ana, Rosa, Maria, Joaquina, Luzia, Tina, Edwiges, entre tantas outras. Gritar bem alto diversas mulheres. Quando seus nomes ecoarem no vento, a brisa fresca retornará à minha alma em revolução. É preciso dizer meu nome com força, com raiva, com paixão, com tristeza, com surpresa, com tesão. Para que o grito se junte a tantos outros plasmados no universo.” Esse é um trecho do livro de crônicas “Inquietudes”, que Rosana Andréia lança nesta quinta-feira (16/05), a partir das 19h, no Centro Cultural e Educacional Manoel Camargo, em Arraial do Cabo. O encontro terá bate-papo com a autora, noite de autógrafos e apresentação de texto musicado com Luciane Quintanilha. A obra foi publicada pela Sophia Editora.

“Inquietudes” traz crônicas nascidas de rabiscos, ideias, reflexões. Crônicas enredadas dos vendavais e estiagens. Crônicas de uma escritora que costura os dias com poesia. Seu tom é múltiplo. Às vezes, dócil e contemplativo. Em outras, contestador, firme, assertivo. De repente, tudo se confunde e imprime a singularidade de uma mente ágil, criativa e questionadora. Nesta obra, Rosana Andréia revela suas inquietudes. Como é ser mulher depois dos 50 anos? Ou melhor: como é ser mulher e escritora depois dos 50? E cuidar dos filhos. E cuidar da casa. E estar sempre de pé e funcional. Como é continuar a luta sem deixar escapar o encontro com a arte, com a palavra? É no trajeto que a autora se reencontra e encontra a voz de outras mulheres. Por isso, muitas vezes a escrita no plural. Rosana escreve com “nós”. É sua forma de traduzir o turbilhão que é a vida.

No prefácio, a escritora Luciane Quintanilha assinala que os elementos da escrita de Rosana são “fundamentos do seu devir”.

“Afinal, não basta resistir para que a mudança ocorra: há que insistir e não desistir de si, pois quem aborta seus sonhos morre com uma alma escravizada e um corpo doente. Rosana Andréia optou pela fluidez de seu espírito, liberdade de sua mente e saúde de seu corpo. Essa mulher-deusa chora lágrimas de luz nas madrugadas e, mesmo com a imagem embaçada de sua visão compatível com seus 50 e mais um pouco, enxerga além e mostra, através de sua arte, que o horizonte é logo ali, na próxima esquina em que o sonho pode tocar a realidade…”, observa a prefaciadora.

Rosana Andréia é nascida em Cabo Frio e fazedora de cultura na Região dos Lagos. É escritora, professora aposentada, contadora de histórias, artista plástica e palestrante. Com Inquietudes, acumula nove obras publicadas. Em 2021, recebeu da Prefeitura de Cabo Frio a comenda Teixeira e Sousa. Em 2023, foi vencedora do prêmio homônimo. No mesmo ano, recebeu moção de aplausos da Câmara de Cabo Frio. É presidente da Academia Cabo-friense de Letras (ACL). Integra também a Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf) e a Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos (Aleart).

Características do livro

TIPO brochura
FORMATO 12×18
PÁGINAS 108
PESO 100 gramas
ISBN  978-65-88609-34-7
ONDE COMPRAR https://www.sophiaeditora.com.br/inquietudes

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!