Como desdobramento do ato em apoio a ex-secretária de Cultura Meri Damaceno e contrário a nomeação de Milton Alencar Jr para o cargo, que ocorreram na semana passada, cerca de 20 artistas do SAL (Sociedade de Artistas Livres de Cabo Frio) ocuparam o prédio centro cultural Charitas, no centro de Cabo Frio, na tarde desta segunda-feira (8).
De acordo com os organizadores, a intenção é a ocupação artística permanente do local em um movimento auto-denominado #OcupaCharitas, e teria sido motivado também, de acordo com os manifestantes, por dificuldade de diálogo dos segmentos artísticos com o Prefeito Adriano.
Os manifestantes afirmam que o grupo é apartidário,e que a ocupação terá um caráter cultural, com programação artística diversa, gratuita e aberta ao público, incluindo também debates sobre políticas culturais, sem interferir nos eventos já agendados e no acesso dos visitantes e trabalhadores do espaço.
A ocupação, ainda de acordo com os organizadores, ocorrerá até que as revindicações do grupo sejam atendidas. Entre elas estão: Estabelecer uma janela de diálogo da classe artística com o prefeito através de Audiência Pública, para que seja firmada uma agenda de compromissos do prefeito com a gestão cultural e a publicação da atualização do Regimento Interno aprovada em 25/03/2019 (processo nº 17278/2019) do Conselho Municipal de Cultura, e nomeação dos conselheiros da sociedade civil eleitos na Eleição Suplementar do dia 25/05/2019.
O atual secretário de cultura Milton Alencar esteve no local no final da tarde e afirmou que a manifestação é legitima.
“Os artistas tem todo o direito de manifestação, de discordar e de propor ao governo. Eu estou aberto ao diálogo sempre, e vamos construir a cultura em total diálogo com a classe artística.”, disse ao Prensa.