Evento vai passar por Barra do Sana, Casimiro e Búzios a partir do dia 2 de junho
Artistas de Casimiro de Abreu e de outros lugares do Brasil, como São Luiz do Maranhão, Brasília e Rio de Janeiro, organizam um corredor cultural por algumas cidades da região para espalhar a arte e a poesia. O projeto chamado ‘Viva Casimiro’ existe há dois anos com uma programação voltada para divulgar a cidade como a ‘Capital da Poesia’. Para isso um circuito recheado de atividade está sendo organizado, incluindo um ‘Sarau Atemporal’. O evento, além de Casimiro, chegará também a Barra do Sana, em Macaé, e Búzios.
“Nosso objetivo era reivindicar Casimiro como ‘Capital da Poesia’, já estamos há dois nessa missão. E para nossa surpresa, nós nos tornamos a ‘Capital do Cavalo’, o que eu acho que pressionou para tornarmos também a ‘Capital da Poesia’. Temos agora o projeto de lei, e esperamos que aprove. Nossa missão agora é espelhar artes nos muros”, explica Paula Campos, uma das idealizadoras do projeto.
O circuito tem duração de quatro dias e vai funcionar da seguinte forma: a partir de 2 junho, o ponto de encontro é na Estátua de Casimiro de Abreu, na Praça Feliciano Sodré, às 17h30. A van dos artistas levará para a Barra do Sana com previsão de chegada às 19h. No dia 3 o café da manhã será às 9h e, logo após, a van segue para a Cachoeira do Sana. Às 13h haverá almoço e depois irão para a Ponto de Arame. Às 17h terá uma ação de arte e poesias nos muros do Bairro Industrial e também um passeio pelas poesias em frente da Escola Luiz Laurentino, depois a arte do Odylo Falcão, na entrada do Beco Anézio Gaspar. Às 18h terá o Sarau Atemporal e Orquestra da Escola de Música de Casimiro de Abreu.
No dia 4 de junho, em Barra de São João, haverá o café da manhã na Pousada da Barra e o almoço às 13h no Point da Baiana. Às 14h30 haverá um passeio de barco para assistir o pôr do sol com tour na Prainha e Ponte Caída. Às 19h terá música e apresentação do ‘Sarau Atemporal’.
O evento chega em Búzios no dia 5. Às 20h o ‘Sarau Atemporal’ e música com Rodrigo Codesso, que acontece na Praça dos Ossos. Ao longo do dia haverá passeio e visitação.
Para participar do percurso com a van disponibilizada para os artistas, o custo é de R$250, do dia 2 ao dia 5 de junho. Todos podem participar dessa ação nas respectivas cidades, não necessariamente precisa integrar o circuito desde o início.
Casimiro de Abreu como ‘Capital da Poesia’
O Projeto de Lei n° 5919/2022, declara o município de Casimiro de Abreu como “Capital da Poesia”. A autora do PL é a deputada Adriana Balthazar, o projeto aguarda a aprovação.
O município recebeu o nome do poeta Casimiro José Marques de Abreu. Nascido em Barra de São João, distrito da cidade. Nasceu em 4 de janeiro de 1839, filho de um rico comerciante e fazendeiro português, José Joaquim Marques Abreu e de Luísa Joaquina das Neves. Foi aos 11 anos que ele começou a ter acesso aos estudos, em Nova Friburgo. E em 1853 ele viajou para Portugal, em Lisboa, no qual começou a carreira literária. Casimiro foi um dos mais importantes poetas do romantismo brasileiro, ele deixou uma das principais obras do movimento artístico, chamada “Meus oito anos”. Casimiro morreu jovem, com apenas 21 anos. O poeta é o patrono da cadeira número seis na Academia Brasileira de Letras.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.