O candidato do Partido Progressista de Alagoas, Arthur Lira, foi eleito com votação recorde, 464 votos, nesta quarta-feira (1), para o segundo mandato como presidente da Câmara Federal. Os 513 deputados, empossados mais cedo, escolheram o representante por meio de sistema eletrônico em votação secreta que durou cerca de duas horas. Lira disputou a preferência dos parlamentares contra os candidatos do PSOL, Chico Alencar que teve 21 votos e do Novo, Marcel Van Hattem com 19.
Ao final da votação o presidente eleito fez o primeiro discurso reforçando a linha tomada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que defendeu a harmonia entre os poderes e defesa da democracia.
“Agradeço aos copanheiros que disputaram comigo, quero lembrar do meu pai muito querido por todos os deputados, de onde estiver. Demosntração concreta de que na boa política é possível divergir e construir. A celeridade sempre foi pressedida da boa discussão, todos tiveram voz, esse foi o meu compromisso. A tribuna seguirá aberta. Agradeço o resultado que me impulsiona. Nesta casa, a vontade da maioria prevalece sem cerear a voz da minoria. Este dia representa mais do que o reinicio dos trabalhos da casa do povo, a prova de que o Brasil é uma democracia madura. Este Brasil moderno e multicultura só existe por que é democrático”, pontou.
“