Os artesões de Tamoios estão indignados com as barreiras colocadas para conseguirem obter a Carteira do Artesão. Segundo os artistas, a organização tentou de todas as formas fazer com que os moradores do 2º distrito fossem ao 1º Distrito para conseguir resolver os tramites para obter o documento. Lembrando que são cerca de 40 quilômetros entre os distritos.
Nesta segunda-feira, (30), a carteira foi entregue em mãos aos artesões, durante uma cerimônia realizada no Hotel Paradiso Corporate, no bairro Braga. Durante todo o dia, artesões se mobilizavam como podiam para comparecer ao evento. Mesmo assim muitos não puderem comparecer, tendo em vista a distância e o alto valor do transporte público.
Esse foi o caso de Carlos Carrilho, morador de Tamoios há anos, lamenta que sempre haja essa dificuldade maior para os moradores do 2º Distrito.
“Infelizmente não pude ir receber a carteira de Artesão em Cabo Frio. Continuo afirmando que Cabo Frio é dividido em duas partes, primeiro e segundo distrito. Mas essa divisão não vale quando se fala em desenvolvimento, construção e em direitos iguais. Era só entregar as carteiras pela manhã em Tamoios e a tarde em Cabo Frio. Como eu muitos artesões de Tamoios não puderam ir. Jamais vou entender esse preconceito com Tamoios jamais”, desabafou.
Mas a revolta maior foi dos artesões, que se deslocaram de Tamoios para receber o documento. Ao chegarem no local foram informados de que a Carteira será entregue também em Tamoios. Porém, em uma data ainda não foi divulgada.
“Por um lado foi bom eu vim porque sabemos como são as coisas para Tamoios. É capaz dessa carteira só ser entregue ano que vem. Mas por outro, eu fiquei bem chateada de ter vindo até aqui para ficar sabendo que eu poderia pegar perto da minha casa depois”, comentou a artesã Isabel.
De acordo com os artesãos, a situação foi igual na fase do cadastro. Em um primeiro momento, os artesãos que queriam obter a Carteira tiveram que ir ao 1º distrito se cadastrar. Na ocasião, cerca de 360 profissionais se cadastraram, sendo apenas 50 de Tamoios. Depois de algum tempo decidiram fazer o cadastro também no 2º distrito. Em apenas dois dias cerca de 150 artesãos realizaram o cadastro. Os números mostraram claramente, que existe vontade, mas a dificuldade é grande.
Sobre a Carteira – A entrega das Carteiras do artesão faz parte do projeto do Governo do Estado e da Prefeitura na regulamentação da Lei nº 13.180/2015, que reconhece o artesão como profissão. Por isso, a cerimônia também contou com assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre os governos municipal e estadual para a continuidade de todo o processo de regulamentação da profissão de artesão em Cabo Frio.
Na ocasião, o Prefeito, Marquinho Mendes, destacou a importância da entrega deste documento. O mesmo fez questão de destacar que Cabo Frio está fazendo história por ser um dos primeiros municípios no Estado a reconhecer o artesão como profissão. Dos 92 do Rio de Janeiro, apenas 36 receberam o documento formalizando a profissão de maneira oficial (o restante ainda será beneficiado). Além disso, ele também anunciou que em breve Tamoios ganhará a Feira do Artesanato e uma Casa do Artesão.
Dados do IBGE revelam que o Brasil possui cerca de 8 milhões de artesãos. A profissão movimenta mais de R$ 50 bilhões em arrecadação. Somente no Rio de Janeiro, através deste projeto, já são 10,580 artesãos reconhecidos como profissionais, destes 530 em Cabo Frio.