Pular para o conteúdo
Search

Arte quilombola brilha em exposição na Casa Museu Carlos Scliar

Projeto cultural exibe peças feitas por mulheres quilombolas e celebra ancestralidade com arte e empoderamento
Evento contou com desfile de moda e exposição de cerâmicas prolagos / foto divulgação
Evento contou com desfile de moda e exposição de cerâmicas prolagos / foto divulgação

Na tarde desta quarta-feira (27), os jardins da Casa Museu Carlos Scliar, em Cabo Frio, foram palco de uma celebração da cultura quilombola com uma exposição de cerâmica, desfile de moda e apresentações musicais. A iniciativa faz parte do projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”, promovido pela Prolagos em parceria com o Instituto Carlos Scliar.

O projeto, que envolve mulheres dos quilombos da Baía Formosa, em Búzios, e Maria Joaquina, em Cabo Frio, já transformou mais de 30 vidas desde seu início, em 2020. Durante o evento, foram apresentadas peças como brincos, colares, xícaras e itens decorativos da coleção 2024, além de licores artesanais e um spoiler da coleção 2025.

Cerâmica como instrumento de empoderamento

Para Valquíria Conceição, do Quilombo da Baía Formosa, o evento foi um marco: “Expor minhas peças aqui foi bombástico, porque não imaginávamos que estaríamos nesse lugar”, enfatiza.

O desfile de moda, com roupas e acessórios confeccionados pelas participantes, também encantou os presentes. Gessiane Oliveira, do Quilombo de Maria Joaquina, declarou: “É uma sensação única ver seu trabalho sendo valorizado. Nunca imaginei que teria esse dom”, conta ela.

Iniciativa que transforma vidas

Criado no início da pandemia, o projeto tem como objetivo valorizar a história e cultura quilombola, incentivar o empoderamento feminino e gerar renda por meio da produção e comercialização de cerâmicas e outros produtos.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo, reforçou o impacto da iniciativa: “Estamos sempre buscando capacitar essas mulheres para que elas se tornem donas de seus próprios negócios. Este é um exemplo de como igualdade e diversidade racial podem transformar vidas”, explica.

Cultura que inspira e conecta

Com impacto positivo em quilombos de Búzios, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, o projeto integra o programa Respeito Dá o Tom, promovendo ações voltadas à igualdade racial. Márcia Cardoso, do Quilombo de Maria Joaquina, compartilhou o impacto pessoal da experiência: “Quando mexo com a argila, esqueço os problemas. Com o barro, eu me encontro”,comentou.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Estudantes vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros com ideia sustentável

Clube Aretê Búzios recebe Festival de Churrasco Princesa neste sábado

Debate sobre ampliação de voos no Santos Dumont gera preocupações e posicionamentos contrários

Magia e Tradição marcam a programação natalina na Região dos Lagos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!