Conheça e divulgue a sua cidade
Ali está ele. Sentado debaixo de uma árvore na Praça JK, em Manguinhos. Parte da paisagem urbana de Búzios, O Profeta é uma das esculturas que a artista plástica Christina Motta criou para a cidade.
Mas quem é O Profeta? Quem é o homem por trás da obra de arte? Aquele que perpetua em pleno espaço público, o gesto de ensinar? Duas crianças o escutam. Quem são?
A artista revela. “O modelo para o profeta foi meu marido Manuel Mendes Silva. A menina foi a Nina Paul, que gentilmente posou para mim, e o menino era filho de uns argentinos. Eu me lembro que ele era quietinho, very sweet!”
O sumiço da bíblia
Criado para contar histórias da Bíblia para as duas crianças, originalmente O Profeta tinha uma grande Bíblia de bronze aberta no colo. Mas com o tempo a Bíblia se soltou da escultura e saiu do lugar. Retirada até que a fundição pudesse soldá-la novamente, a peça foi guardada no gabinete do prefeito.
“Curiosamente, comecei a gostar mais da escultura sem a Bíblia, mostrando aquele gesto com a mão de um contador de história. Mirinho era o prefeito, conversei com ele e resolvemos deixá-la assim! Até hoje dizem que a Bíblia foi roubada. Não foi não! Está na prefeitura e quem sabe, a qualquer hora podemos pô-la em algum outro lugar”, diz Christina.
Além da escultura O Profeta, Christina Motta também criou para Búzios os Três Pescadores (Armação), a estátua da Brigitte Bardot (Orla Bardot), o Quilombola (Cruzeiro), e as crianças que brincam na Praça dos Ossos acompanhadas por um cachorrinho.