Trabalhadores da educação fazem manifestação para cobrar o pagamento do 13° salário e a readmissão dos educadores demitidos após as eleições
Educadores da rede pública de ensino de Arraial do Cabo realizaram um ato público em frente à sede da prefeitura, nesta segunda-feira (28). A categoria cobrava da administração o pagamento dos 13º salários e a readmissão imediata dos educadores demitidos após a derrota eleitoral do prefeito Renatinho Vianna (Republicanos).
Nesta terça-feira (29), o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) do núcleo Região dos Lagos realizará uma Plenária Online da rede municipal de Arraial do Cabo, com o intuito de discutir os próximos passos em defesa dos direitos e salários. O encontro virtual acontecerá às 18h30.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição por meio do link.
De acordo com os profissionais, o prefeito afastado de Arraial, Renatinho Vianna, passou a tomar atitudes contra os servidores e à população após a derrota nas urnas, no pleito eleitoral de 2020. O ex-prefeito foi afastado do cargo pela Justiça, sendo acusado de promover o desmonte da máquina pública e a interrupção de serviços essenciais à população.
Uma das medidas tomadas como exemplo pela Justiça foi o encerramento repentino e não planejado do ano letivo da rede municipal de ensino. Renatinho também é investigado por supostos desvios de recursos da saúde pública durante a pandemia.
A prefeitura do município está sob comando do vice-prefeito Serginho Carvalho (PHS), que recebeu uma comissão de trabalhadores da base do sindicato, durante a manifestação desta segunda-feira (29). De acordo com o Sepe Lagos, na conversa com os educadores, o atual prefeito em exercício afirmou que o pagamento do 13º salário já estaria em processo de execução e que o dinheiro seria depositado nas contas dos profissionais até esta terça-feira (29). Serginho também afirmou que a readmissão dos educadores demitidos já está sendo discutida com o novo prefeito eleito, Marcelo Magno (Solidariedade).