Novo decreto suspende a realização de festas e eventos comemorativos, públicos ou privados, entre os dias 12 e 21 de fevereiro
A Prefeitura de Arraial do Cabo publicou na edição do Diário Oficial do Município da segunda-feira (8), um novo Decreto que suspende as comemorações do Carnaval 2021 na cidade, como medida de prevenção contra a Covid-19. O Decreto Nº 3.248 proíbe, entre os dias 12 e 21 de fevereiro, a realização de festas e eventos comemorativos públicos ou privados, que causem aglomerações.
Durante o período também estão proibidos blocos, desfiles, trios elétricos e caixa de som portátil. O documento proíbe ainda, durante os dias de Carnaval, a modalidade “day use” (hospedagens apenas por um dia) de ônibus de turismo, micro ônibus e vans.
A medida aumenta a fiscalização do uso do espaço público comum por barracas de praia e quiosques, que, segundo a Prefeitura de Arraial, devem seguir o protocolo sanitário e evitar aglomerações. O descumprimento do Decreto pode gerar multa a pessoa física e pessoa jurídica.
O governo municipal informa ainda que durante os quatro dias do Carnaval, a Secretaria Municipal de Segurança Pública colocará todo o efetivo na rua. O reforço já começará a partir desta quinta-feira (11).
MEIO DE HOSPEDAGENS E BARCO
O Decreto limita em 70% a capacidade dos meios de hospedagem do município e a quantidade de passageiros nos barcos de passeio. Restaurantes, bares, quiosques, choperias, ambulantes, centros comerciais e semelhantes, podem funcionar até a meia-noite. Já os shows de música ao vivo nos estabelecimentos somente serão permitidos até 23h.
A emissão de QR Code está proibida das 6h às 14h desde a data de publicação do Decreto. De acordo com a Prefeitura, as medidas visam o enfrentamento do novo coronavírus no município.
CORONAVÍRUS EM ARRAIAL
Nesta quinta-feira (10), Arraial tem 813 casos confirmados da Covid-19. O município registra 36 mortes pela doença e 430 pessoas recuperadas do vírus. Desde o início da pandemia, 946 casos foram descartados. A cidade tem 52 casos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus.
O município recebeu 310 doses da vacina Sinovac-Butantan e 320 doses da vacina AstraZeneca. A Prefeitura divulgou que a Secretaria de Saúde vacinou, até o dia 8 de fevereiro, 630 profissionais da saúde que trabalham na Rede Pública do Município, um total de 80% da categoria. A previsão é que até a sexta-feira (12), todos os profissionais estejam imunizados.
Na segunda-feira (8), foi iniciada a imunização dos profissionais que trabalham na rede privada de saúde. Na ação, 40 profissionais receberam a primeira dose.