Arraial do Cabo, conhecido como o “Caribe Brasileiro” tem colocado barreiras na entrada da cidade desde o início na pandemia do novo coronavírus. Porém, com as medidas de flexibilização atuais, a prefeitura prevê a primeira reabertura do turismo para esta semana, através de um decreto com previsão para ser publicado nesta quarta-feira (5).
Segundo o órgão, o prefeito Renato Vianna, participou d uma vídeo conferência com o secretário de turismo, Olavo Carvalho, o secretário de segurança pública, Bruno Monteiro, e a procuradora do município, Karina Amoedo, junto com representantes do trade turístico, para discutir pontos e dúvidas sobre a primeira etapa desta flexibilização.
Na ocasião, foram pontuados alguns itens do novo decreto que pretende contemplar, nesta primeira etapa, os meios de hospedagem legalizados, podendo ter ocupação de até 50% dos leitos. Com as barreiras ainda em vigor, pretende-se implementar um sistema de voucher para entrar na cidade.
Com a medida, os meios de hospedagem (hoteis, pousadas, hostels e similares) podem se preparar para retomarem as atividades. Todas as especificações e restrições estarão disponíveis neste decreto, respeitando o Plano de Controle e Ação do Município, e devem seguir os protocolos de segurança e higienização dispostos na Cartilha do Arraial Limpo e Seguro.
A Prefeitura também adiantou que a flexibilização do turismo acontecerá de forma gradativa, e que as atividades relacionadas ao turismo náutico permanecerão suspensas nesta primeira etapa, e três praias também seguirão fechadas para evitar aglomerações, sendo elas: Praia do Forno, As Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia Brava.
O aluguel de casas para fins de semana, feriados e contratos temporários também permanecerá suspenso.
Uma nova reunião está prevista para acontecer, na próxima semana, com o segmento do Turismo Náutico.