O município de Arraial do Cabo é referência na prevenção e no tratamento de doenças através de recursos terapêuticos. O Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS é oferecido em todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da cidade. Além de oferecer qualidade de vida, as Práticas Interativas e Complementares contribuem para a integração do ser humano com o terapeuta e com a sociedade onde ele vive. Segundo o coordenador do programa, o enfermeiro Raphael Paz, trata-se de um trabalho de vanguarda e que “casou” muito bem com a cidade cabista.
Raphael explica que o programa foi implantado há três anos e que nos últimos quatro meses atingiu a marca de 572 pessoas atendidas. O tratamento é baseado em recursos terapêuticos e em conhecimentos tradicionais e é indicado para os mais diversos tipos de patologia. As práticas interativas e complementares são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1986. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi implementada pelo SUS, no ano de 2006.
A dona de casa Deilsa Barreto Guimarães, moradora de Monte Alto, iniciou o tratamento com acupuntura há três meses e já vê resultado. Ela conta que chegou ao consultório com dores intensas no corpo todo, e logo nas primeiras aplicações percebeu o alívio: “Eu sentia dores principalmente nos braços, nas costas, nos ombros e pescoço, tão logo iniciei o tratamento eu consegui dormir uma noite inteira. Hoje já consigo até varrer a casa e fazer os serviços que há muito não conseguia. Esse tratamento está mudando a minha vida para melhor. Eu acho que todo mundo deveria saber que existe isso aqui,” comentou Deilsa.
O tratamento, disponível para todas as pessoas que têm indicação, pode ser feito em qualquer uma das oito ESFs. Atualmente o município dispõe de cinco tipos de práticas: Acupuntura, Terapia de Floral, Reflexologia, Quiropraxia, Ventosaterapia, Auriculoterapia e Homeopatia Popular. A equipe é composta por profissionais especialistas em práticas integrativas, que atendem uma vez por semana. No segundo distrito o atendimento acontece nas unidades do Sabiá, Figueira e Monte Alto, já os cadastrados dos outros postos são atendidos na unidade Hermes Barcellos, localizada no Centro da cidade.
O coordenador do programa, enfermeiro Raphael Paz destaca a importância do tratamento para o município: “As práticas integrativas trabalham a promoção e prevenção em saúde, o auto cuidado, a auto cura e ainda proporciona um vínculo bem mais equilibrado entre o paciente e o profissional de saúde. Outro benefício é o fortalecimento do trabalho da atenção básica. As práticas integrativas vêm para complementar o serviço de saúde na cidade, dando ênfase ao cuidado do ser humano como um todo,” concluiu Paz.