Search
Degradê com CSS

Arraial do Cabo oferece à população ‘Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde’

Raphael PICS foto

O município de Arraial do Cabo é referência na prevenção e no tratamento de doenças através de recursos terapêuticos. O Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS é oferecido em todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da cidade. Além de oferecer qualidade de vida, as Práticas Interativas e Complementares contribuem para a integração do ser humano com o terapeuta e com a sociedade onde ele vive. Segundo o coordenador do programa, o enfermeiro Raphael Paz, trata-se de um trabalho de vanguarda e que “casou” muito bem com a cidade cabista.

Raphael explica que o programa foi implantado há três anos e que nos últimos quatro meses atingiu a marca de 572 pessoas atendidas. O tratamento é baseado em recursos terapêuticos e em conhecimentos tradicionais e é indicado para os mais diversos tipos de patologia. As práticas interativas e complementares são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1986. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi implementada pelo SUS, no ano de 2006.

imagem ilustrativa

A dona de casa Deilsa Barreto Guimarães, moradora de Monte Alto, iniciou o tratamento com acupuntura há três meses e já vê resultado. Ela conta que chegou ao consultório com dores intensas no corpo todo, e logo nas primeiras aplicações percebeu o alívio: “Eu sentia dores principalmente nos braços, nas costas, nos ombros e pescoço, tão logo iniciei o tratamento eu consegui dormir uma noite inteira. Hoje já consigo até varrer a casa e fazer os serviços que há muito não conseguia. Esse tratamento está mudando a minha vida para melhor. Eu acho que todo mundo deveria saber que existe isso aqui,” comentou Deilsa.

O tratamento, disponível para todas as pessoas que têm indicação, pode ser feito em qualquer uma das oito ESFs. Atualmente o município dispõe de cinco tipos de práticas: Acupuntura, Terapia de Floral, Reflexologia, Quiropraxia, Ventosaterapia, Auriculoterapia e Homeopatia Popular. A equipe é composta por profissionais especialistas em práticas integrativas, que atendem uma vez por semana. No segundo distrito o atendimento acontece nas unidades do Sabiá, Figueira e Monte Alto, já os cadastrados dos outros postos são atendidos na unidade Hermes Barcellos, localizada no Centro da cidade.

O coordenador do programa, enfermeiro Raphael Paz destaca a importância do tratamento para o município: “As práticas integrativas trabalham a promoção e prevenção em saúde, o auto cuidado, a auto cura e ainda proporciona um vínculo bem mais equilibrado entre o paciente e o profissional de saúde. Outro benefício é o fortalecimento do trabalho da atenção básica. As práticas integrativas vêm para complementar o serviço de saúde na cidade, dando ênfase ao cuidado do ser humano como um todo,” concluiu Paz.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Apreensão de drogas em Búzios resulta na apreensão de mais de 300 unidades de entorpecentes de circulação

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

Internações por síndrome respiratória seguem acima do esperado no RJ, com baixa cobertura vacinal contra gripe

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!