Estabelecimentos comerciais retomarão atividades. Setor turístico segue suspenso
O município de Arraial do Cabo deu início a segunda etapa de flexibilização interna denominada “bandeira amarela”. As medidas foram tomadas seguindo o decreto nº3.106, publicado no diário oficial dessa segunda-feira (13).
Nesta nova fase, os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão disponibilizar álcool em gel, além de expor à venda máscaras de proteção facial.
Segundo a Prefeitura, todas as atividades turísticas seguem suspensas, e as barreiras sanitárias permanecem em vigor. Está mantido também lockdown noturno das 22h às 6h.
Ainda de acordo com o órgão, o uso de máscaras de proteção é obrigatório, sendo vedado atendimento do cliente que não a esteja utilizando ou que se negue a utilizá-la.
Seguindo critérios adotados no PCA, o plano de flexibilização é classificado em 4 bandeiras: vermelha, laranja, amarela e verde, que são aplicadas de forma gradual e proporcional, de acordo com a realidade do município nos casos de coronavírus.
Com o decreto, está permitido o funcionamento de estabelecimentos como: templos religiosos, podendo funcionar com capacidade reduzida em 50%; academias e escolinhas desportivas, observando critérios como aferição de temperatura corporal, e agendamento prévio; atividades de esportes ao ar livre; comércio ambulante, dentre outros.
Segue proibida a circulação de veículos de turismo, provindos de outros municípios, na cidade, e o acesso às praias continua permitido apenas para a prática de atividades físicas individuais.
A lista completa de todos os estabelecimentos que irão retomar atividades, e as medidas de segurança necessárias estão disponíveis no portal online da Prefeitura.