Lista foi divulgada pelo MEC nesta terça-feira (9).
Os municípios de Arraial do Cabo e de São Pedro da Aldeia foram pré-selecionados para receber unidades de ensino do Programa das Escolas Cívicos-Militares (Pecim). O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista nesta terça-feira (9).
De acordo com a Prefeitura de Arraial, o Termo de Adesão ao Programa foi enviado ao MEC no dia 5 de fevereiro. A secretária Municipal de Educação, Isalira Gomes, também revelou que a escola escolhida para receber o Pecim foi o Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa por ter o público-alvo e a infraestrutura definidos no Programa.
Já em São Pedro, o município ainda vai realizar um levantamento das instituições municipais para definir qual unidade escolar da cidade será adaptada ao modelo da iniciativa federal. A previsão é que sejam abertas de 501 a 1000 vagas para crianças e jovens aldeenses.
Além das duas cidades da Costa do Sol, o estado do Rio de Janeiro foi contemplado com mais quatro cidades incluídas no Pecim – São Gonçalo, Nova Iguaçu, Queimados e Angra dos Reis.
Segundo o MEC, o plano inicial era de selecionar 54 escolas, mas devido ao grande interesse dos municípios, um acordo do MEC e do Ministério da Defesa permitiu que a quantidade fosse ampliada para 74 instituições.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.