A Secretaria do Ambiente vai contar com um efetivo com cerca de 70 homens, um drone e sete veículos
A Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo divulgou, nesta segunda-feira (27), o plano de ação para o período da alta temporada no município. Para a atuação, a pasta vai contar com um efetivo com cerca de 70 homens, um drone e sete veículos – três carros, duas motos e dois barcos, um ficará fixo na fiscalização da Laguna de Araruama. A estrutura conta com equipamentos de combate a incêndio, primeiros socorros, captura de animais peçonhentos e silvestres, e de visão noturna.
Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, foi publicado um decreto definindo os critérios de uso de praias para comércio, moradores e turistas. O objetivo foi permitir maior atuação da equipe de fiscalização ambiental para coibir crimes ambientais.
Também foi lançada uma cartilha definindo Critério de Uso de Praias, com maior foco no turismo. A Prefeitura criou o projeto Gerente de Praias, que garante maior presença dos agentes nas praias, identificando expectativas e acontecimentos para definir o planejamento e atuação no verão.
Em conjunto com a APA de Massambaba foi feito o ordenamento da Praia do Pneu e Ponta da Acaira, da Lagoa Vermelha e do ponto de visitação na Praia Grande. Bugueiros e quadriciclos foram orientados a não acessarem a areia da praia e vegetação. Foram realizadas reuniões com Associações de Quiosques, de Bugueiros e Quadriciclos. Também foi feito o ordenamento da Praia do Forno e das Prainhas com colocação do Barco Bar.
A Prefeitura segue com a implantação do Termo de Compromisso Ambiental para quiosqueiros e ambulantes, deixando claras as normas de meio ambiente que devem ser seguidas. A ação inclui, ainda, a colocação de placas informativas com condições de uso das praias e de áreas de preservação ambiental e a campanha para não alimentação de aves.
O planejamento feito pelo órgão foi iniciado em setembro e levantou os pontos considerados críticos com necessidade de maior presença das equipes de fiscalização. A Secretaria do Ambiente disponibilizou o whatsapp (22) 99936 1255 para denúncias.