Cada paróquia deve seguir as determinações decretadas pela prefeitura de sua cidade
Desde o dia 01 de julho, as igrejas dos 14 municípios que compõem a Arquidiocese de Niterói, estão autorizadas a reabrirem de forma gradual, seguindo as orientações do decreto do Arcebispo, Dom José Francisco Rezende Dias. No documento, que orienta os párocos, constam 19 tópicos com as medidas que deverão ser adotadas em todas as comunidades. E de acordo com o decreto, as igrejas só poderão reabrir obedecendo as regras e autorizações emitidas pelo município do qual fazem parte.
Responsável pela Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, padre Cosme explica que conversou com o prefeito André Granado, e por enquanto não está permitida a reabertura das igrejas em Búzios, mas assim que for autorizada pelo município a participação presencial nas missas, Santa Rita será a primeira igreja a retornar com as celebrações.
– Assim que o prefeito autorizar reabriremos a igreja de Santa Rita somente para missas, e com número reduzido de pessoas. Farei uma programação especial para as celebrações. Neste primeiro momento do retorno, não abriremos as demais igrejas. Vamos aguardar o tempo necessário para voltarmos em segurança – afirma padre Cosme.
Assim que o município autorizar, as missas em Santa Rita retornarão com número reduzido de fiés e sem a participação de crianças, idosos e pessoas do grupo de risco. O padre lembra que todos continuam liberados do preceito enquanto durar a pandemia.