Pular para o conteúdo
Search

Armação dos Búzios pode ter Monumento Natural no costão entre João Fernandes e Praia Brava

Prefeitura convocou audiências públicas para debater o assunto para os próximos dias 21 e 28, na Câmara Municipal
O costão rochoso fica entre a Praia de João Fernandes e Brava - Imagem Cityzoneful

A Prefeitura de Armação dos Búzios vai realizar duas audiências públicas, nos próximos dias 21 e 28 de dezembro, das 9 às 12h, na Câmara Municipal, para tratar da criação de um Monumento Natural (MONA) na região que abrange a encosta rochosa entre as praias de João Fernandes e Brava. A informação foi divulgada com exclusividade à reportagem da Prensa pelo secretário municipal do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento.

De acordo com o secretário a proposta do governo municipal é criar uma Unidade de Conservação, com o intuito de proteger a parte geológica que fica ao fim da Praia de João Fernandes; passando pela encosta da Praia de João Fernandinho em direção ao mar, incluindo a rua; chegando ao costão esquerdo da Praia Brava. Evanildo afirma que, apesar do MONA garantir proteção àquele ecossistema, possui dispositivos que permitem a exploração sustentável da Unidade de Conservação.

“Na verdade, tendo em vista a beleza cênica, paisagística, e a parte de vegetação e de fauna e a condição geológica bem raras, que a gente tem em todo aquele costão e o MONA é interessante porque a gente pode criar um trade turístico, com o ecoturismo naquela região”, antecipa o secretário.

O Mona começa nos costões do canto esquerdo de João Fernandes (foto) e segue até o canto esquerdo da Praia Brava – Prensa de Babel

O Monumento Natural é uma categoria de Unidade de Conservação de proteção integral definida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Essas unidades são criadas com a finalidade de preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

MANGUE DE PEDRA PODE VIRAR MONA

Mangue de Pedras. Imagem: Ronald Pantoja

Foco da preocupação de ambientalistas e protetores, o Mangue de Pedra, situado na Praia da Gorda, na Rasa, é protegido por força de um Decreto Municipal de 2018,que o tornou uma Área de Proteção Ambiental (APA). Questionado sobre o assunto, o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento admitiu a possibilidade de converter aquela Unidade de Conservação de APA para Monumento Natural (MONA).

“Sim, há a possibilidade de criarmos em uma Unidade de Conservação da categoria proteção integral fazendo as revisões necessárias. O grande risco hoje do Mangue de Pedras é exatamente o crescimento dos bairros do entorno. Então se criarmos uma Unidade de Conservação que cerque fisicamente a área, e acerte com desapropriação, é claro, as propriedades privadas, poderemos garantir a manutenção e longevidade saudável do ambiente”, declarou.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.