Pular para o conteúdo
Search

Argentina tem lei de legalização do aborto aprovada

Lei foi aprovada nesta quarta-feira (30) e permite que as mulheres interrompam voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação 

O Senado da Argentina aprovou, na madrugada desta quarta-feira (30), o projeto de lei de autoria do governo do presidente Alberto Fernández para legalizar o aborto no país. O texto aprovado permite que as mulheres interrompam voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Após este período, o aborto será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou em caso de gravidez por estupro. De acordo com informações do site G1, o projeto recebeu 38 votos a favor da legalização, 29 contra e uma abstenção.  

O presidente argentino, Alberto Fernández, celebrou a decisão em uma postagem no Twitter. Ele escreveu: “O aborto seguro, legal e gratuito é lei. Hoje somos uma sociedade melhor, que amplia os direitos das mulheres e garante a saúde pública”.  

Imagem: Reprodução/ Rede Social

Antes da aprovação deste projeto, a lei argentina previa a interrupção voluntária da gravidez apenas em caso de risco de vida para a mãe ou quando a gravidez ocorria por estupro. Com as novas diretrizes estabelecidas, o procedimento deverá ser feito no período de até dez dias do pedido ao serviço de saúde. O texto prevê também que médicos que são contra o aborto não são obrigados a fazer o procedimento, mas os serviços de saúde precisam indicar um outro profissional que aceitei fazê-lo. Caso a paciente tenha menos de 16 anos, será necessário o consentimento dos pais. 

De acordo com os dados da ONG Center of Reproductive Rights (CRR), 66 países permitem o aborto legalmente. Com a aprovação da lei, a Argentina passa a ser o 67º a legalizar a interrupção da gravidez. Segundo o CRR, 36% da população mundial vive em nações onde o aborto por opção é autorizado. A legislação de cada país varia de acordo com o tempo em que a gravidez pode ser voluntariamente interrompida. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.