Aretê Búzios inaugura Pista de Ciclismo única na América Latina

Sendo a primeira pista segregada do país, é um equipamento único na América Latina para prática de ciclismo e lazer 

No próximo domingo (20), um grupo de ciclistas de Búzios, e da região, poderão testar pela primeira vez a única pista de ciclismo segregada, ou seja, fisicamente isolada do ambiente de carros e pedestre, do país. A pista é um equipamento único na América Latina, tida como um velódromo de estrada. O local é um ambiente fechado para proteger o atleta que está treinando em alta velocidade, de pedestres, veículos ou qualquer outra distração que possa atrapalhar o treinamento de estrada em alto nível. 

O encontro para os testes da pista será no próximo domingo (20) às 08h, na Vila de Treinamento do Aretê. A Pista de Ciclismo Aretê Búzios é assinada por Walter Tuche, diretor da Walter Tuche Assessoria Esportiva, especializada em treinamento desportivo para atletas de ciclismo, triathlon, corrida, natação e esportes outdoor, bem como voltados para qualidade de vida e bem-estar.  

O projeto é assinado também pelo arquiteto Alexandre Feu. O traçado total da pista é de 10,2 km, sendo 7,5km de asfalto, dedicados ao ciclismo de estrada, e mais uma volta de 2,6 km em chão de terra, para modalidade hibrida que mistura montain bike e speed.  

O novo equipamento, localizado no bairro Aretê, conta com toda a segurança e suporte ao ciclista, com sinalização e largura adequadas, zonas de bike points e um entorno que permite total foco no treinamento e desempenho do praticante. O paisagismo e as cercas baixas no entorno, criam barreias naturais para evitar travessias de animais e pedestres. O local também tem sinalização para dia e noite, com alerta para curvas e pontos de resgate.  

Estrategicamente localizado ao lado dos canais navegáveis e da pista de corrida do Aretê, o traçado foi planejado para facilitar a logística do treino de triathlon, esporte originado da junção da natação, ciclismo e corrida. A Pista de Ciclismo conta ainda com uma Vila de Treinamento, vestiários, estacionamento para bike, área de sombra e, em breve, um bar e uma loja para apoio ao ciclista. 

Pista de Ciclismo Aretê Búzios tem um traçado total de 10,2 km. Imagem: Divulgação

“O desejo de qualquer atleta, amador ou profissional, é praticar seu esporte em segurança, se possível, em um equipamento dedicado, com conforto e assistência. Para o ciclista, nada melhor que pedalar sem susto, sem precisar disputar espaço com carros, ônibus e caminhões. A partir de janeiro de 2021, os apaixonados por pedal poderão realizar esse sonho. Esse teste será fundamental para apresentar esse novo equipamento, único no país, e ainda dar tempo e oportunidade para os ajustes finais necessários”, destaca o Comitê da Curadoria Esportiva do Clube Aretê.   

A Pista de Ciclismo Aterê Búzios tem uma extensão da volta asfaltada de 7650 metros, com elevação da volta asfaltada de 28 metros, extensão da volta gravel (terra) de 10.220 metros e elevação da volta gravel de 117 metros. O acesso à pista é pela entrada única da Vila de Treinamento Aretê, sendo proibida entrar de qualquer outro ponto. A pista será aberta para atletas e moradores, mas com horários pré-determinados. O controle de acesso à pista será permanente e gerido pelo Clube Aretê Búzios. Todos os ciclistas precisam se identificar na entrada, de acordo com os dados pessoais solicitados no formulário de acesso. 

Para a prática de ciclismo no local, é obrigatório o uso de capacete e de equipamentos de proteção, não sendo permitido ficar parado na pista. O local, exclusivo para ciclismo esportivo, não é permitido o uso de skates, patins, patinetes, velocípedes ou equipamentos similares. 

A sinalização da pista é feita por uma faixa amarela contínua, onde não é permitido trafegar fora de sua faixa de rolamento, por linhas amarelas descontínuas, que sinaliza a possibilidade de trafegar fora de sua faixa com total atenção ao ciclista que trafegue em sentido contrário. Já as setas indicam o sentido correto em bifurcações da pista e o local também é sinalizado por distâncias marcadas no piso.  

Horário de uso para treinamento de ciclismo de velocidade é de 5h30 às 10h e das 15h30 às 22h, mantendo a velocidade mínima de 25 km/h. Para a prática de ciclismo recreativo, ciclismo com qualquer tipo de bicicleta, a velocidade máxima é de 20km/h e oss horários de uso é das 10h00 às 15h30. 

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al