Sendo a primeira pista segregada do país, é um equipamento único na América Latina para prática de ciclismo e lazer
No próximo domingo (20), um grupo de ciclistas de Búzios, e da região, poderão testar pela primeira vez a única pista de ciclismo segregada, ou seja, fisicamente isolada do ambiente de carros e pedestre, do país. A pista é um equipamento único na América Latina, tida como um velódromo de estrada. O local é um ambiente fechado para proteger o atleta que está treinando em alta velocidade, de pedestres, veículos ou qualquer outra distração que possa atrapalhar o treinamento de estrada em alto nível.
O encontro para os testes da pista será no próximo domingo (20) às 08h, na Vila de Treinamento do Aretê. A Pista de Ciclismo Aretê Búzios é assinada por Walter Tuche, diretor da Walter Tuche Assessoria Esportiva, especializada em treinamento desportivo para atletas de ciclismo, triathlon, corrida, natação e esportes outdoor, bem como voltados para qualidade de vida e bem-estar.
O projeto é assinado também pelo arquiteto Alexandre Feu. O traçado total da pista é de 10,2 km, sendo 7,5km de asfalto, dedicados ao ciclismo de estrada, e mais uma volta de 2,6 km em chão de terra, para modalidade hibrida que mistura montain bike e speed.
O novo equipamento, localizado no bairro Aretê, conta com toda a segurança e suporte ao ciclista, com sinalização e largura adequadas, zonas de bike points e um entorno que permite total foco no treinamento e desempenho do praticante. O paisagismo e as cercas baixas no entorno, criam barreias naturais para evitar travessias de animais e pedestres. O local também tem sinalização para dia e noite, com alerta para curvas e pontos de resgate.
Estrategicamente localizado ao lado dos canais navegáveis e da pista de corrida do Aretê, o traçado foi planejado para facilitar a logística do treino de triathlon, esporte originado da junção da natação, ciclismo e corrida. A Pista de Ciclismo conta ainda com uma Vila de Treinamento, vestiários, estacionamento para bike, área de sombra e, em breve, um bar e uma loja para apoio ao ciclista.
“O desejo de qualquer atleta, amador ou profissional, é praticar seu esporte em segurança, se possível, em um equipamento dedicado, com conforto e assistência. Para o ciclista, nada melhor que pedalar sem susto, sem precisar disputar espaço com carros, ônibus e caminhões. A partir de janeiro de 2021, os apaixonados por pedal poderão realizar esse sonho. Esse teste será fundamental para apresentar esse novo equipamento, único no país, e ainda dar tempo e oportunidade para os ajustes finais necessários”, destaca o Comitê da Curadoria Esportiva do Clube Aretê.
A Pista de Ciclismo Aterê Búzios tem uma extensão da volta asfaltada de 7650 metros, com elevação da volta asfaltada de 28 metros, extensão da volta gravel (terra) de 10.220 metros e elevação da volta gravel de 117 metros. O acesso à pista é pela entrada única da Vila de Treinamento Aretê, sendo proibida entrar de qualquer outro ponto. A pista será aberta para atletas e moradores, mas com horários pré-determinados. O controle de acesso à pista será permanente e gerido pelo Clube Aretê Búzios. Todos os ciclistas precisam se identificar na entrada, de acordo com os dados pessoais solicitados no formulário de acesso.
Para a prática de ciclismo no local, é obrigatório o uso de capacete e de equipamentos de proteção, não sendo permitido ficar parado na pista. O local, exclusivo para ciclismo esportivo, não é permitido o uso de skates, patins, patinetes, velocípedes ou equipamentos similares.
A sinalização da pista é feita por uma faixa amarela contínua, onde não é permitido trafegar fora de sua faixa de rolamento, por linhas amarelas descontínuas, que sinaliza a possibilidade de trafegar fora de sua faixa com total atenção ao ciclista que trafegue em sentido contrário. Já as setas indicam o sentido correto em bifurcações da pista e o local também é sinalizado por distâncias marcadas no piso.
Horário de uso para treinamento de ciclismo de velocidade é de 5h30 às 10h e das 15h30 às 22h, mantendo a velocidade mínima de 25 km/h. Para a prática de ciclismo recreativo, ciclismo com qualquer tipo de bicicleta, a velocidade máxima é de 20km/h e oss horários de uso é das 10h00 às 15h30.