O bairro Aretê Búzios acaba de ganhar a mais nova pista de Cross Country Olímpico (XCO) do país, assinada pelo atleta e trail builder Diego Knob. O equipamento se soma à pista de ciclismo de estrada com trecho em solo para gravel (modalidade hibrida que mistura montain bike e speed), assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu. Juntas as pistas formam o Bike Park Aretê Búzios, aberto ao público nesta segunda-feira (8). A estrutura ainda terá uma pista de Pump Track, ainda em fase de desenvolvimento de projeto.
“A comunidade global do ciclismo tem agora na cidade de Búzios um equipamento completo para treinos e competições. O potencial do mountain bike no Brasil é gigantesco, o país já se destaca na modalidade, por isso fomos buscar os melhores projetistas de pistas. Temos uma mata fechada, com ampla vegetação. Aproveitamos a topografia do local, o potencial das altitudes do terreno para fazer uma pista de altíssimo nível com capacidade para receber competições internacionais”, ressaltou o responsável pela engenharia do Aretê, Pedro Bulhões.
A pista XCO Aretê tem 7,3 km no total e foi projetada em circuito fechado com subidas e descidas de diferentes níveis de dificuldades, com obstáculos como curvas, saltos, pedras, raízes, elementos naturais ou construídos artificialmente. O projeto otimiza a topografia do terreno e a variada vegetação da região. Inspirada em diferentes modalidades de mountain bike, como o próprio Cross Country Olímpico, o Downhill, o Enduro, o Dirt Jump e o Freeride, ela proporciona uma experiência de pedal com fluidez, diversão e desafio.
Projetado para ser inclusivo, o local considera todos os níveis de pilotagem, desde a introdução ao pedal na terra até habilidades mais avançadas na prática da modalidade, além de ser abrangente também no tipo de bike a ser usada. O traçado da pista permite que ciclistas evoluam no nível técnico ao longo de diferentes distâncias do percurso.
Mountain Bike
No final de julho, a pista XCO do Clube Aretê Búzios recebeu grandes nomes do mountain bike brasileiro para um soft opening. As primeiras pedaladas no local foram dos atletas Brou, Hungria, Kate Rocha, Lorena Ranchel, Franciele, ciclistas da equipe Rei da Montanha, além do próprio Diego Knob, responsável pelo projeto.
“Tudo o que foi prometido sobre a pista foi cumprido. Ela proporciona desafio para o amador, intermediário e profissional. A estrutura do Bike Park é impressionante, e posso falar com propriedade já que conheço praticamente todos do país e muitos no exterior. O contato com a natureza é muito importante, mais um ponto positivo do local”, celebrou o atleta Thiago Drews, o Brou.
Complexo esportivo do Clube Aretê Búzios
O complexo esportivo do Clube Aretê Búzios tem vasta área dedicada à busca pela excelência em treinamento e lazer familiar. Além da pista XCO, o Bike Park conta com uma pista de ciclismo assinada por Walter Tuche, referência no esporte, e tem traçado total de 10 km, sendo 7,5 km dedicados ao ciclismo de estrada e o restante em solo híbrido, que mistura mountain bike e gravel. Com tantas opções e com ruas e trilhas cercadas pela natureza, o clube é referência também para provas e treinos de triathlon, modalidade que combina natação, ciclismo e corrida.
A 170 km da capital, o Bike Park está inserido no Aretê Búzios, bairro planejado em desenvolvimento pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário. As pessoas podem usar a pista mediante uma contribuição com valor sugerido, que será destinada à limpeza e manutenção dos equipamentos. Informações e inscrições pelo site www.ciclismoarete.com.br. O acesso é pela sede Esportiva do Clube Aretê, na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 8300, na Praia Rasa.
Assista o vídeo: