Search
Degradê com CSS

“Aquiles é quadro político, tem papel de articulação e não vejo problema nisso”, disse Eduardo Paes

O chefe do executivo da capital falou sobre política e administração pública.  Imagem TV Cultura I Reprodução
O chefe do executivo da capital falou sobre política e administração pública. Imagem TV Cultura I Reprodução

Em entrevista ao programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, no dia 14 de fevereiro, o prefeito do Rio foi questionado sobre criação de secretaria com objetivo de fortalecer partido no estado

O programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, entrevistou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), no dia 14 de fevereiro. O chefe do executivo da capital falou sobre política e administração pública. Durante a participação, Paes foi questionado pelo jornalista do Portal UOL, Ruben Berta, sobre a motivação de ter criação a Secretaria de Integração Metropolitana, que tem como gestor Aquiles Barreto, de Cabo Frio, e se essa iniciativa tem a ver com objetivo de fortalecer o partido no estado.

O questionamento foi feito com base em uma postagem de Aquiles nas redes sociais, no dia 10 de fevereiro: “Estou cumprindo a missão a mim delegada pelo prefeito Eduardo Paes, de construir um PSD forte no Estado”, disse um trecho da publicação, registrando o encontro com a prefeita de Araruama Lívia e com o seu marido Chiquinho da Educação, na casa do ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes.

No primeiro momento, o prefeito negou dizendo que as capitais do Brasil, especialmente do Rio de Janeiro, têm um papel de protagonismo para o estado devido à força e estrutura das prefeituras. Destacou que, diferente da gestão anterior, viu necessidade dialogar com outras cidades, mas logo destacou que Aquiles tem quadro político dentro do governo, dando a entender sim que a presença dele no primeiro escalão foi intencionalmente pensada.

“A gente busca sim permear, discutir, debater e usar experiências para levar políticas públicas da capital para as cidades. O secretário Aquiles é um quadro político, eu gosto de bons gestores, mas sou político, e não tenho problemas com políticos. Aquiles que têm capacidade de articulação e também é do meu partido, e então ele também tem um papel de articulação. Ao ocupar uma função política, ele amplia a capacidade de diálogo, isso é absolutamente comum e eu não vejo problema nenhum”, disse Paes.

O prefeito ainda garantiu que não pretende concorrer à eleição para governador este ano e adiantou que é pré-candidato a prefeito do Rio em 2024. Imagem TV Cultura I Reprodução

O jornalista levantou ainda que a Secretaria de Integração Metropolitana teve 77 nomeações, um gasto de R$750 milhões na folha de pagamento de janeiro, e que a maioria deles não são da Região Metropolitana.

Paes tem assumido o papel de articulador de alianças para seu partido visando as eleições à presidência da República e ao governo do Rio no pleito de 2022. Na entrevista ele foi questionado sobre os diálogos que tem realizado com vários políticos de diferentes partidos, o que poderia demonstrar que o PSD está perdido, sem saber como romper a polarização no Brasil. Além disso, essa estratégia pode estar provocando uma confusão na cabeça do eleitor.

Ele disse que tem as candidaturas do partido definidas, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) à presidência e Felipe Santa Cruz (PSD) a governador, mas que quer construir candidaturas que passem a significar alternativas à “tragédia fluminense” instaurada nos últimos anos.

O prefeito ainda garantiu que não pretende concorrer à eleição para governador este ano e adiantou que é pré-candidato a prefeito do Rio em 2024.

Para assistir a entrevista da íntegra clique aqui.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!