A Câmara Municipal de Cabo Frio informou que foi notificada nesta quinta-feira, 10, pelo Juiz Eleitoral, Vinicius Marcondes de Araújo da 96º Zona Eleitoral de Cabo Frio, para que o Presidente da Câmara, Vereador Aquiles Barreto (SD), assuma imediatamente a administração municipal, na forma do Art. 52, Parágrafo único da Lei Orgânica Municipal. Aquiles ficará no cargo até as eleições suplementares, que devem acontecer no dia 24 de junho.
“A Justiça determinou que seja dessa forma, então cumpriremos a lei. Não me sinto feliz em assumir a Prefeitura desta forma. É um momento muito delicado para o município. Mas vamos cumprir nosso papel institucional e fazer o melhor trabalho possível. É isso que a população espera de nós”, disse Aquiles Barreto.
Durante esse período, quem assume o cargo de Presidente da Câmara é o vice-presidente da Mesa Diretora, o Vereador Jefferson Vidal e, para completar o total de 17 vereadores, será convocado o suplente de Aquiles Barreto, o ex-vereador Zé Ricardo (MDB), uma vez que Aquiles ficará afastado por mais de 30 dias, conforme o Art. 58, II do Regimento Interno desta Casa estabelece.
Enquanto Aquiles assume a cadeira do executivo, a corrida para as eleições começa. Neste fim de semana, entre os dias 12 e 14, os partidos irão realizar suas convenções, as quais serão definidos os candidatos. Os partidos tem até às 19h do dia 19 de maio para registrar seus candidatos.
Poderão concorrer à prefeitura de Cabo Frio eleitores filiados a partidos políticos e com domicílio eleitoral no município até o dia 24 de dezembro de 2017. Ao contrário do que foi especulado, o ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, não poderá participar da disputa.