Pular para o conteúdo
Search

Aprovado pela Câmara, projeto que cria Dia do Estrangeiro em Búzios aguarda sanção do prefeito

Vereador autor, Marcos Sodré espera que festejos entrem no Calendário Oficial de Eventos a partir de 2024

Lugar de acolhida de pessoas de todo o mundo, Búzios pode ser considerada uma verdadeira Babel, repleta de sotaques e costumes diversos. Balneário de fama internacional, o município também tem a história construída por muita gente que veio de longe e fincou raízes. O reconhecimento dessa importância ma vida buziana veio em forma de projeto de lei, que estipula a data de 25 de maio como o Dia do Estrangeiro, e o período de 18 a 25 do mesmo mês, como Semana do Estrangeiro.

O projeto do vereador Marcos Sodré (Pros) foi aprovado pela Câmara Municipal no último dia 21 de setembro, mas até o fechamento desta matéria, a Lei ainda não havia sido sancionada ou vetada pelo prefeito Alexandre Martins (Republicanos). Como já se passaram 20 dias sem manifestação do chefe do Executivo, há a expectativa que a matéria seja promulgada pelo Legislativo.

Independentemente da questão burocrática, o vereador falou para a reportagem da Prensa sobre a satisfação de ver o projeto aprovado, com a previsão de integrar o Calendário Oficial de Eventos do município já em 2024.

Vereador Marco Sodré – Foto Câmara Municipal de Armação dos Búzios

A data está longe de ser aleatória, pois o 25 de maio é feriado nacional na Argentina, em alusão à Revolução de Maio, em 1810, que resultou na independência do país portenho em relação à Espanha. Os hermanos representam o maior contingente de estrangeiros em terras buzianas.

Entre as atividades previstas estão palestras, apresentações, feiras culturais e gastronômicas, entre outras atividades, numa espécie de “Festa das Nações”, com o objetivo de promover a integração entre as mais variadas culturas e nacionalidades existentes no município.

“Os estrangeiros com quem conversei ficaram felizes em ter esse reconhecimento e uma data no nosso calendário para que possam celebrar e ser homenageados”, afirmou o vereador.

Outro aspecto referente à futura Lei é o combate à xenofobia e o estímulo à regularização da condição do imigrante.

Para além da questão de cidadania, a no a legislação é vista como uma possibilidade de incremento ao Turismo.

“Também falei sobre a lei com representantes do setor turístico que receberam com entusiamo a possibilidade de termos mais um grande evento no calendário oficial, celebrando as culturas estrangeiras”, concluiu Sodré.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.