Lugar de acolhida de pessoas de todo o mundo, Búzios pode ser considerada uma verdadeira Babel, repleta de sotaques e costumes diversos. Balneário de fama internacional, o município também tem a história construída por muita gente que veio de longe e fincou raízes. O reconhecimento dessa importância ma vida buziana veio em forma de projeto de lei, que estipula a data de 25 de maio como o Dia do Estrangeiro, e o período de 18 a 25 do mesmo mês, como Semana do Estrangeiro.
O projeto do vereador Marcos Sodré (Pros) foi aprovado pela Câmara Municipal no último dia 21 de setembro, mas até o fechamento desta matéria, a Lei ainda não havia sido sancionada ou vetada pelo prefeito Alexandre Martins (Republicanos). Como já se passaram 20 dias sem manifestação do chefe do Executivo, há a expectativa que a matéria seja promulgada pelo Legislativo.
Independentemente da questão burocrática, o vereador falou para a reportagem da Prensa sobre a satisfação de ver o projeto aprovado, com a previsão de integrar o Calendário Oficial de Eventos do município já em 2024.
A data está longe de ser aleatória, pois o 25 de maio é feriado nacional na Argentina, em alusão à Revolução de Maio, em 1810, que resultou na independência do país portenho em relação à Espanha. Os hermanos representam o maior contingente de estrangeiros em terras buzianas.
Entre as atividades previstas estão palestras, apresentações, feiras culturais e gastronômicas, entre outras atividades, numa espécie de “Festa das Nações”, com o objetivo de promover a integração entre as mais variadas culturas e nacionalidades existentes no município.
“Os estrangeiros com quem conversei ficaram felizes em ter esse reconhecimento e uma data no nosso calendário para que possam celebrar e ser homenageados”, afirmou o vereador.
Outro aspecto referente à futura Lei é o combate à xenofobia e o estímulo à regularização da condição do imigrante.
Para além da questão de cidadania, a no a legislação é vista como uma possibilidade de incremento ao Turismo.
“Também falei sobre a lei com representantes do setor turístico que receberam com entusiamo a possibilidade de termos mais um grande evento no calendário oficial, celebrando as culturas estrangeiras”, concluiu Sodré.