A tribuna livre da Câmara dos vereadores de Cabo Frio foi utilizada nesta terça-feira, (21), para dar voz aos aposentados e pensionistas do município. A presidenta da associação de aposentados, pensionistas e servidores ativos do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf), Neide Pereira, usou sua fala para cobrar respostas sobre os atrasos no pagamento dos salários da classe.
De acordo com Neide, a associação foi criada no ano passado. O motivo foi a necessidade dos aposentados e pensionistas lutarem para receberem seus salários. Na época, a cidade vivia em meio ao caos financeiro. Neide destacou ainda que atualmente a situação ainda não é satisfatória. Tendo em vista que a categoria ainda não recebeu o 13º salário referente ao ano de 2016 e ainda tem quatro parcelas em atraso referente a pagamentos do mesmo ano.
Além dos atrasos referente ao ano passado, a presidenta da associação destacou as dificuldades enfrentadas em 2017. Segundo ela, em setembro deste ano, o pagamento foi dividido em três parcelas. E até a presente data não há uma previsão para o pagamento referente ao mês de novembro.
Em nome dos associados, Neide lamentou que o município esteja descumprindo a lei, que prioriza o pagamento dos aposentados e pensionistas. Além de descumprir também o estatuto do idoso, que também assegura o pagamento dos salários em dia.
“Nós não estamos pedindo esmola não. Estamos pedindo nosso direito pelo trabalho que realizamos por mais de 30 anos ao município”, enfatizou.
Finalizando sua fala, a presidente da associação solicitou o apoio dos vereadores na luta pelo pagamento. Ele deixou uma carta com cinco perguntas a cada representante do legislativo.
O presidente da Casa, Aquiles Barreto, solicitou uma reunião com os demais vereadores para que os questionamos feitos sejam debatidos e respondidos o mais rápido possível a associação.
“Marcamos ainda nesta semana uma reunião para que possamos formular um documento e encaminhar ao Prefeito para saber sobre a questão dos atrasados e da prioridade do pagamento; E entregaremos as respostas dentro do prazo de uma semana”, enfatizou Aquiles.
Com relação aos salários atrasados, a Prefeitura informou que os aposentados e pensionistas do município foram todos pagos na última sexta-feira, 17.