Resultado foi divulgado pelo prefeito, Alexandre Martins, durante live de prestação de contas das ações do governo
O prefeito de Armação de Búzios, Alexandre Martins, divulgou o resultado da votação popular que dava aos buzianos a possibilidade de escolher a estrutura arquitetônica da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rasa. O projeto 2, que tem telhado colonial, foi o que mais agradou a população. O chefe do executivo divulgou o resultado da enquete feita nas redes sociais do município durante uma live de prestação de contas, realizada na noite de sexta-feira (25).
Os projetos 1 e 2 foram apresentados aos moradores na terça-feira (22) em postagens nas redes sociais oficiais da Prefeitura, Facebook e Instagram, e nas redes sociais do prefeito. A única diferença dos projetos é que o 1 não tem o acabamento com telhado colonial e o 2 tem esse tipo de estrutura. O município não informou qual foi a quantidade de votos recebidos.
“Vocês decidiram e o projeto escolhido foi a opção 2, com telhado, no estilo arquitetônico que representa nossa cidade. Este é o nosso governo participativo, muito em breve teremos nossa UPA 24H no bairro Rasa. Obrigado a todos que participaram! ”, disse o prefeito em uma postagem em sua página do Facebook.
Alexandre Martins destacou na live que a proposta da UPA é operar 24h para desafogar o atendimento no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, além de ampliar o acesso à rede de saúde.
“Precisamos de uma porta intermediária 24h para atender a população, e esse será o papel da UPA. O prazo da obra será de 6 meses, com início em novembro e término em maio de 2022”, informou o gestor.
O projeto prevê: quatro (4) leitos de sala vermelha, para recepcionar pacientes em estado grave e estabilizá-los; quatro (4) leitos de pediatria; dois (2) leitos de isolamento, para tratar pacientes com suspeita de doença contagiosa ou previamente diagnosticado, incluso no leito um banheiro exclusivo, a fim de evitar o contágio; dez (10) leitos de sala amarela, para casos em observações temporárias. Toda infraestrutura contará com acessibilidade para os funcionários e pacientes que precisarem recorrer à unidade.
A live contou com a presença do secretário de Obras, Saneamento e Drenagem e vice-prefeito, Miguel Pereira. Segundo ele, “o projeto está nos padrões que o Ministério da Saúde exige”. A transmissão ao vivo também contou com a participação do subsecretário de Saúde, Leonidas Heringer.
Na semana passada, a Prensa questionou a Prefeitura sobre o valor da obra, se haverá alguma verba estadual e se o projeto não precisaria seguir o padrão das outras unidades de saúde desse tipo no Estado. Perguntas que não foram respondidas até o fechamento desta edição.