Alexandre Martins destacou que convocou a empresa para comparecer ao município para prestar esclarecimentos
Cinco dias após o incidente ocorrido durante a queima de fogos no Píer do Centro, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, se pronunciou na tarde desta quarta-feira (5). O chefe do executivo veio a público lamentar a situação e pedir desculpas as pessoas que se feriram com a explosão dos fogos de artifício. Segundo o prefeito, a empresa foi notificada para comparecer à Prefeitura e esclarecer o ocorrido para que medidas cabíveis sejam tomadas, mas não foi informado na nota o prazo que foi estipulado para apresentação dos responsáveis pela prestadora de serviço.
A nota de esclarecimento foi publicada em seu perfil pessoal após a live da atriz e apresentadora Antonia Fontenelle, que estava no local com a família no momento do incidente e também foi uma das pessoas que se feriram com os estilhaços. Ela cobrou um posicionamento público do prefeito durante sua transmissão ao vivo feita na noite de terça-feira (4), e que se encontra salva no seu canal no Youtube “Na Lata”, com mais de 100 mil visualizações. O título foi “Vi a m0rt3 de perto na virada do ano”.
A atriz contou os momentos de terror vivenciados durante os primeiros momentos de 2022 e considera como um livramento. Segundo ela, quando o show pirotécnico começou, no terceiro rojão deu para perceber que tinha algo errado. Houve uma explosão e as pessoas começaram a correr para se proteger. Estilhaços avançaram para areia e atingiram muita gente, inclusive um senhor que estava ao seu lado foi ferido no peito, pessoas desmaiando e muita correria. Ela mesma teve ferimentos nas pernas. Veja a matéria publicada pela Prensa na manhã desta quarta-feira (5).
Veja a nota do prefeito na íntegra:
Olá, amigos.
Alexandre Martins, prefeito de Búzios
Lamento profundamente o ocorrido na queima de fogos, no dia 31 de dezembro de 2021 (Réveillon), no Píer do Centro.
Vários shows pirotécnicos foram realizados em nossa cidade, todos preparados com muita responsabilidade e seguindo as normas técnicas de distanciamento. Infelizmente, no Píer, não ocorreu conforme o esperado; lamentável.
A empresa foi notificada para comparecer à Prefeitura Municipal e esclarecer o ocorrido; as medidas cabíveis serão tomadas.
Assim que todas as investigações forem concluídas, a Administração Pública se manifestará oficialmente.
Peço desculpas aos que, de alguma maneira, sofreram algum dano causado por esse incidente.
Coloco-me à disposição.
Um bom dia a todos.
Teve atendimento médico
Desde segunda-feira (3), a Prensa questiona o município sobre atendimento médico de pessoas feridas no incidente e se deram entrada nas unidades de saúde. Pela quantidade de relatos de feridos o mais provável era que alguém tenha procurado ajuda médica, inclusive o funcionário da empresa que parece ter sido a pessoa que mais se machucou, pois estava com o rosto, braço, barriga e pernas com queimaduras aparentes. Mas o município informou que nenhuma vítima desse incidente deu entrada nas unidades de saúde do município.
A informação recebida pela Prensa diz o contrário, pelo menos uma pessoa foi levada ao Hospital Municipal Rodolpho Perissé, no bairro São José, e se trata do funcionário que soltava os fogos. Ele teve a ajuda do taxista Rogério Schneider, que relatou que o rapaz estava bem machucado.
“Deu entrada sim, eu o levei até o hospital, podem não ter feito a ficha dele, mas que ele foi, isso foi, a secretária de saúde devia ter vergonha de ter dito um absurdo desses”, disse o taxista no post sobre o assunto publicado no Instagram da Prensa de Babel.
Leia mais: