Search
Degradê com CSS

Após sinal verde da Antaq, início das obras do novo Porto de Macaé fica mais próximo

Portuário recebeu declaração de Terminal de Uso Privado da Agência Nacional de Transporte Aquaviário; obras devem começar em março
Tepor - porto de Macaé

Situado em posição de relevância no cenário nacional em termos econômicos e logísticos, em razão do mercado de óleo e gás, o município de Macaé está muito próximo de fortalecer essa condição, com a implantação do novo Terminal Portuário (Tepor), que terá investimentos da ordem de R$ 10 bilhões. Nesta semana, foi concluída uma etapa decisiva do complexo processo de autorização, com a entrega da declaração de Terminal de Uso Privado (TUP) pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

A autorização pela Antaq faz parte da etapa final de legalização do empreendimento, que já concluiu também todas as etapas de licenciamento ambiental. Com a resolução da parte burocrática, o início das obras deve ocorrer em março. A notícia foi celebrada pelo Governo Municipal, que não vai participar da gestão do Tepor, cuja administração será inteiramente privada.

“O Tepor já é reconhecido pelo mercado como um dos principais projetos portuários do país. A TUP reforça a viabilidade dos investimentos que já estão sendo consolidados, através da assinatura de contratos. O início da construção do nosso novo porto é previsto para este ano de 2023 e vai marcar este novo ciclo de prosperidade da nossa cidade”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna.

O otimismo não é por acaso. A implantação da nova infraestrutura traz consigo a previsão da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) de abertura de cerca de dois mil empregos diretos e indiretos, para diversas áreas, como construção civil, metalmecânica, elétrica e eletrônica.

Segundo a Prefeitura, o Tepor oferece infraestrutura que atende a demanda do mercado offshore nacional, assegurando operações de logística e armazenagem para as empresas que atuam nas etapas de exploração e produção de petróleo e gás nas Bacias de Campos e de Santos.

Entusiasta do projeto e figura pública atuante em Macaé, o ex-vereador Maxwell Vaz comemorou o avanço nas tratativas em suas redes sociais.

“Sem dúvidas, [a implantação do Tepor] reforçará a economia, por meio da atividade offshore petroleira, assegurando o desenvolvimento nacional, do Estado do Rio de Janeiro e de Macaé. Também parabenizo os empreendedores, que superam as dificuldades, os ataques geopolíticos e acreditaram em Macaé e no seu povo”, escreveu.

A previsão é que o Tepor tenha um terminal marítimo para movimentação de petróleo; e outro multiuso para movimentação de granéis líquidos, apoio offshore e unidade flutuante de regaseificação de GNL; além de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) com 60 milhões m³/dia de capacidade; terminal de armazenamento de combustíveis; e terminal de armazenamento de petróleo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Detonautas abre Búzios Biker Fest com explosão de energia e mensagem de amor

Chuva, vento e granizo: Búzios entra em alerta de tempestade nesta sexta (29)

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up com 71 artistas e 17 estreias no país

Arraial do Cabo debate criação de rede integrada de proteção à infância e adolescência

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!