Solicitação de Dr. Márcio Bittencourt era para substituição do equipamento de proteção anterior pelos que contém barreira filtrante
Após o requerimento do vereador Dr. Márcio Bittencourt, a Prefeitura de Macaé está distribuindo novas máscaras de proteção as unidades de estratégia Saúde da família (ESF). Segundo o parlamentar, funcionários dos postos relataram que as máscaras descartáveis entregues anteriormente não eram cirúrgicas, inclusive também utilizadas na área estética. A solicitação foi apresentada na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, na semana passada. O vereador solicitou que as máscaras tivessem especificações adequadas para evitar o contágio do novo coronavírus.
“Alguns colegas médicos vieram me relatar em relação a algumas máscaras não cirúrgicas que foram entregues para uso durante o atendimento. Realmente parece que existiu um descuido, mas isto já está plenamente resolvido. É fundamental nos protegermos de forma correta”, explicou o vereador.
Funcionários fotografaram a embalagem das máscaras. Na caixa consta o direcionamento para o uso do material: “trabalhos que não necessitam de barreiras filtrantes”. De acordo com o vereador, não se enquadra como eficaz para proteger os profissionais de saúde que estão na linha de frente em contato com pacientes contaminados, muitos desses assintomáticos. Por se tratar de unidades básicas de saúde tem grande circulação de pessoas.
“É obrigatória barreira filtrante. Isso é um absurdo. Melhor não dar então, porque o profissional acha que está protegido e não está”, destacou o parlamentar.