Search
Degradê com CSS

Após rejeitar a contraproposta da Petrobrás a Federação Única dos Petroleiros convoca assembleia para mobilizar categoria

Conselho Deliberativo da FUP aprovou a realização de assembleias até o dia 31 de julho para aprovar calendário de mobilização durante o processo de negociação
Imagem: Sindipetro NF
Imagem: Sindipetro NF

O Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), formado pela direção da Federação e por representantes de todos os sindicatos filiados, rejeitou a segunda contraproposta de Acordo Coletivo que foi apresentada nesta terça-feira (19) pelo Sistema Petrobrás, acesse por meio deste link a proposta. O Conselho indicou a realização imediata de reuniões temáticas entre a FUP e o RH da Petrobrás, buscando avanços na negociação do Acordo Coletivo.

A FUP enviou a empresa um documento que cobra a realização de cinco reuniões específicas de negociação, com os representantes da entidade e sindicatos que já vinham discutindo questões relativas à AMS, ao Banco de Horas, à HETT/Tabelas de Turno, ao Teletrabalho, à SMS e outros temas. De acordo com o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, o objetivo é iniciar imediatamente as reuniões temáticas, em modo online, para assim buscar na mesa negociação as principais reivindicações que foram aprovadas na plenária da Federação.

Segundo a Federação, a nova contraproposta apresentada pela Petrobrás é praticamente a repetição da primeira proposta que também foi rejeitada por unanimidade na grande maioria das bases. Diante da situação o Conselho Deliberativo aprovou a realização de assembleias até o dia 31 de julho, para aprovar um calendário permanente de mobilização durante o processo de negociação, entre outros encaminhamentos.

A categoria continua em estado de greve e de assembleia permanente. Os principais pontos da pauta de reivindicações protocoladas pela FUP, são: Reposição da inflação e das perdas salariais dos últimos acordos; Garantia no emprego; Resolução dos pontos soltos do ACT (fórum de efetivos, teletrabalho, HETT, banco de horas, tabela de turno, AMS); Restabelecimento do Fundo Garantidor para proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados; Realização de um Fórum Nacional para discutir a terceirização no Sistema Petrobrás; Resgate da AMS (garantia da margem consignável de 13%, restabelecimento da relação de custeio 70×30, buscar uma alternativa para o atual índice de reajuste das tabelas); Valorização da função dos brigadistas e fortalecimento das brigadas; Exames periódicos para prevenção das sequelas decorrentes da Covid-19; Garantia incondicional do Direito de Recusa; Licença paternidade de 60 dias; Proteção das trabalhadoras lactantes, com afastamento das áreas insalubres pelo tempo em que estiver amamentando; Defesa da Petros; Garantia da liberdade sindical.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!