Após o lançamento oficial do livro O Homem que Vomitava Sapos durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025, o escritor e jornalista Victor P. Viana dá início ao circuito nacional de divulgação da obra.
O próximo destino será a capital paulista, onde o livro estará disponível no estande da Editora Sophia durante a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), entre os dias 6 e 10 de agosto. Na sequência, o autor realiza novo evento de lançamento no dia 13 de agosto, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Publicado pela Sophia Editora, o livro foi apresentado ao público no domingo (3), em uma manhã de autógrafos na Casa Gueto, espaço alternativo e de resistência dentro da Flip, reconhecido por valorizar autores negros, periféricos, LGBTQIAPN+ e independentes. O lançamento teve participação da família do autor e presença especial do filho, Davi Gatto, responsável pelas ilustrações da obra.
“Foi um momento simbólico e afetivo. Estar na Flip com um livro feito em parceria com meu filho e pela minha editora, e agora expandir esse movimento para outras regiões”, afirmou Victor.
Durante a estadia em Paraty, o autor participou de outras atividades da Flip e interagiu com escritores e editores de diversos estados, fortalecendo redes de articulação que agora contribuem para a expansão do livro pelo país. A proposta é circular em eventos literários, espaços culturais e feiras voltadas à produção independente e ao pensamento crítico.
A próxima parada é a Flipei, a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes, que chega à segunda edição em São Paulo (a sétima no total), prometendo ser a maior já realizada. O evento acontece na Praça das Artes, no centro da capital, e contará com a participação de mais de 220 editoras, 28 debates nacionais e internacionais, lançamentos, shows, cine-clube, espaço infantil (Zona Piratinha), acessibilidade para o público PCD e uma programação centrada nas perspectivas indígenas e afro-brasileiras.
Na semana seguinte, o livro será lançado em Búzios, cidade onde o autor mantém forte atuação cultural. O evento do dia 13 de agosto será uma oportunidade de aproximar a obra do público da Região dos Lagos.