Jogo político aquece e eleitores começam a apostar suas fichas. Veja quem são os candidatos em Búzios
Aberto desde o dia 31 de agosto, o período para a realização das convenções partidárias que vão definir coligações e escolher os candidatos a prefeito e vereador nas Eleições Municipais 2020, encerra no dia 16 de setembro. A data é limite para os partidos definirem as chapas.
Em Búzios, a maioria dos partidos já indicou os candidatos para o pleito, confirmando nomes que figuravam na lista de pré-candidatos da cidade. A única “novidade” ficou por conta da definição de Joãozinho Carrilho (PRTB) como o candidato do atual governo André Granado. Embora a população já identificasse Joãozinho com o grupo do prefeito, ambos mantinham a confirmação em suspense. Joãozinho chegou até a ensaiar um discurso de oposição, tentando atuar como um pré-candidato indignado com algumas ações do poder executivo, porém não convenceu. Para a comunidade buziana, ele sempre carregou a marca desta administração André Granado, onde ocupou cargos públicos como secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e secretário de Governo. Também o prefeito manteve o segredo sobre o nome que apoiaria. Em entrevista coletiva à imprensa, quando reassumiu a prefeitura em 12 de novembro do ano passado, André disse que logo após o carnaval anunciaria o nome “do futuro prefeito ou prefeita de Búzios”, o que ainda não tinha acontecido, até a convenção partidária do PRTB, ocorrida na sexta-feira (11), que confirmou o nome do João Carrilho como candidato. André Granado subiu ao palco, discursou e se manteve ao lado de Carrilho o tempo todo. Roseli Alves é a vice da chapa.
Primeira a confirmar sua candidatura a prefeita de Búzios, a atual vereadora Gladys Nunes participou da convenção do PSC no dia 3 de setembro, causando grande surpresa entre os eleitores. Impedida pelo Tribunal Superior Eleitoral de concorrer às eleições deste ano por não ter prestado contas de sua campanha a deputada estadual em 2018, Gladys não poderá homologar a candidatura, e a confirmação do nome é um mistério na cidade. A insistência em se lançar, mesmo impossibilitada pela Justiça, demonstra a tentativa desesperada da vereadora em manter o grupo unido. Nas redes sociais Gladys sinaliza onde deposita a sua esperança por justiça “sigo firme na disputa, sigo firme na justiça, sobretudo, na ????????????????????Ç???? ???????? ????????????????!!!”
Outro nome já certo é do novato Tolentino Reis, do Podemos, que confirmou a candidatura a prefeito no domingo (13), ao lado de Gabriela Azevedo como vice-prefeita.
Pelo partido Republicanos está confirmado o nome de Alexandre Martins para prefeito, tendo como candidato a vice o atual vereador Miguel Pereira (PL), conforme já anunciado pela Prensa. A convenção foi realizada no dia 10 de setembro, ocasião em que foram anunciados também o nome de 14 candidatos a vereador. Figura bem conhecida na política buziana, o ex-vereador Alexandre Martins já foi também vice-prefeito de Mirinho Braga (PDT), período em que trabalhou na gestão municipal como secretário de Saúde e de Administração.
Alexandre guardou para o último minuto a confirmação do nome de Miguel Pereira como vice na chapa. A dúvida girava em torno de outro nome forte na cidade, o médico Cláudio Agualusa. A incerteza sobre o escolhido veio em razão de Miguel ter sido o vereador da base de sustentação do prefeito André Granado, e líder do governo na Câmara. Alexandre teria ficado receoso de passar para o eleitor a mensagem de aliança com o atual governo, uma vez que sempre afirmou sua oposição ao prefeito. Mas vale destacar, que a dúvida permanece no ar e na cabeça do eleitor, já que o MDB, partido do prefeito André, está somando forças na coligação de Alexandre Martins.
Confirmado para disputar o cargo de prefeito em Búzios, desde o dia 5, quando foi realizada a convenção do PSD, Comandante Serafim anuncia o nome em coligação com o Solidariedade, de onde veio o seu vice, Dr. Adriano. Oficial da Marinha do Brasil, Serafim foi delegado da Capitania dos Portos, e secretário municipal de Mar e Pesca na gestão do atual prefeito. O comandante concorre às eleições pela primeira vez.
No sábado (13) aconteceu a convenção partidária do Progressistas, que confirmou o nome de Joice Costa na disputa pelo cargo de prefeita. Atual presidente da Câmara Municipal, Joice já foi eleita vereadora por três mandatos seguidos e agora quer mais uma vez provar a sua força nas urnas. Ela ainda não anunciou o nome do vice-prefeito que comporá a sua chapa, e o comentário geral na cidade é que Joice, na verdade, deverá compor com algum outro candidato a prefeito, vindo como vice. É aguardar para saber.
Nesta segunda-feira (14) a convenção do PSL confirmou a candidatura de Tom Viana a prefeito de Búzios. Se apresentando na disputa eleitoral pela primeira vez, Tom mostra vontade e tem ocupado as mídias sociais com fortes denúncias a respeito das empresas vencedoras das licitações na cidade. Se colocando como o candidato anticorrupção, Tom já entregou ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e à Polícia Civil, um dossiê sobre as empresas fantasmas que atuam em Búzios. Tendo como padrinho político o delegado de Polícia Federal e atual deputado federal, Felício Laterça, Tom costuma afirmar que para limpar a cidade, só mesmo “trazendo um ônibus da Federal para levar todos os políticos desta gestão presos”.
Dois nomes de peso na cidade devem ser confirmados nesta terça-feira (15), data em que acontece a convenção de seus partidos. São eles o atual vice-prefeito Henrique Gomes (Patriota) e o pré-candidato pelo PDT, Leandro do Bope. Ambos ainda não sinalizaram os vices, nomes muito aguardados pelos eleitores nessa disputa.
Brigado com o prefeito André Granado, Henrique chegou a ocupar a cadeira de chefe do executivo municipal por 12 vezes em 2019, devido aos repetidos afastamentos do prefeito por determinação da Justiça. Já o policial militar Leandro do Bope conta com apoio do ex-prefeito Mirinho Braga e seu grupo político.
Também o partido Avante realiza convenção neste dia 15 e promete anunciar nome próprio para prefeito e vice, mas prefere manter sigilo até amanhã, sobre quem seriam estes candidatos. É esperar para ver.
Em 2018 o Tribunal Superior Eleitoral registrou em Búzios 27.915 eleitores cadastrados e aptos para votar. São 14.516 (52.0%) do sexo feminino, e 13.399 (48.0%) do sexo masculino. As eleições acontecem no dia 15 de novembro.