Na noite dessa última quinta-feira (23) aconteceu a primeira reunião, em Cabo Frio, para sacramentar o surgimento oficial de mais uma entidade esportiva no cenário do interior do Estado do Rio de Janeiro: a Liga Esportiva da Costa do Sol (LECS). Segundo a assessoria da LECS, a entidade vem atender a um anseio antigo dos desportistas da região: o da organização em busca da montagem de um campeonato de futebol amador de alcance regional.
O encontro foi realizado no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto e contou com 15 dirigentes esportivos e representantes de seis municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e Silva Jardim. Ainda de acordo com a LECS, além da aprovação do estatuto, foi eleita a diretoria para o biênio 2019/2021.
O atual secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rebel, foi o escolhido para presidir a entidade nos próximos dois anos, tendo como vice-presidente, Álvaro Michele Conti, de Araruama. “É um sonho antigo de se realizar uma competição de alcance regional. Reunimos várias pessoas com esse objetivo e demos o primeiro passo, que foi a criação da Liga”, avaliou o novo presidente.
Campeonato no segundo semestre
Clubes de oito cidades foram convidados para a primeira edição do Campeonato Regional da Liga da Costa do Sol. Além das cidades representadas na sua fundação, também foram contatados participantes de São Pedro da Aldeia e Saquarema. Os clubes convidados têm até o dia 18 de junho para confirmar sua participação.
A ideia da diretoria da Liga é de começar a competição no mês de agosto. Porém, só com a confirmação dos participantes é que o calendário final será definido. O que já ficou previamente acordado é que a primeira fase do Campeonato Regional será feita em grupos, com a sequência do certame sendo disputada no sistema de eliminatória, o popular “mata-mata”.
A diretoria da LECS
Presidente: Flávio Rebel (Cabo Frio)
Vice-Presidente: Álvaro Michele (Araruama)
Secretário: Anderson Lopes (Cabo Frio)
Tesoureiro: Frederico Marques (Armação dos Búzios)
CONSELHO FISCAL
Titulares: Diego Veríssimo (Iguaba Grande), João Carlos de Moraes (Armação dos Búzios), Ronald da Silveira (Silva Jardim), Alexandro de Almeida (Silva Jardim) e Gilielson dos Santos (Arraial do Cabo)
Suplentes: Rodrigo de Athaydes (Iguaba Grande), Victor Brandão (Cabo Frio), Luiz Evandro Junior (Silva Jardim), Bruno Regufe (Cabo Frio) e Leonardo Christóforo (Araruama).