Após duas décadas de expectativa, a tão aguardada reurbanização da Lagoa de Geribá, em Búzios, está prestes a se tornar realidade. O prefeito Alexandre Martins revelou planos em um anúncio exclusivo à Prensa, destacando a importância estratégica do projeto para a cidade.
“A reurbanização do entorno da Lagoa de Geribá é uma ação de grande relevância para a cidade. O projeto, aguardado há quase duas décadas, não apenas visa à melhoria da mobilidade urbana, mas também incorpora medidas essenciais de preservação ambiental”, afirmou o prefeito.
Desde a transformação da área em unidade de conservação em 2004, diversas entidades e profissionais ambientalistas têm lutado pela preservação da Lagoa de Geribá. No entanto, apesar dos esforços, a revitalização nunca saiu do papel.
O projeto em questão visa ainda a preservação do bosque na altura do Parque das Acácias, uma Área de Preservação Permanente. A proposta inclui urbanização com pista de caminhada, ciclovia e decks para turismo de observação, trazendo novos espaços de convivência e lazer para os moradores de Búzios.
Está sendo planejado uma pista de ciclismo e caminhada interligando as regiões da cidade. Além disso, um setor ecológico composto por uma trilha ecológica, placas educativas e sinalização de fauna e flora será implementado, promovendo a educação ambiental.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO
As ações consistem além da melhoria na mobilidade urbana e reurbanização. Serão realizadas medidas essenciais de preservação ambiental.
“Todo o projeto está em consonância com a Secretaria do Ambiente e Urbanismo na condução e supervisão, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do município”, disse o prefeito.
Em paralelo à reurbanização, um tratamento biológico inovador será aplicado na lagoa. Microrganismos específicos serão utilizados para a degradação controlada da matéria orgânica, aumentando o espelho d’água de forma sustentável, sem a necessidade de dragagem mecânica, minimizando impactos ambientais.
A luta pela ampliação e melhoria do saneamento básico na região não é de hoje. O local, conquistou em 2016, a implantação de 5,8 quilômetros de rede de esgoto no entorno da Lagoa de Geribá pela concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto, a Prolagos. As obras, que começaram em 2014 e ficaram um ano paralisadas, foi parte do programa anunciado pela empresa de despoluição da Lagoa de Geribá e da Praia de Manguinhos. No entanto, o Parque Municipal Lagoa de Geribá conta com 14 hectares de área. Depois disso, nada mais foi feito para acabar com o despejo irregular de esgoto na lagoa.
Somente em 2021, que a Secretaria Municipal de Obras e Saneamento e Drenagem atuou no fechamento dos sistemas de esgoto de 185 residências, eliminando 42 mil litros de esgoto diários que eram despejados na lagoa. Esta ação contribuiu significativamente para a melhoria da qualidade da água na Lagoa de Geribá.
Solicitado nota à empresa, até o momento a Prolagos não respondeu sobre as ações e projetos para melhoria no saneamento básico no município.