Pular para o conteúdo
Search

Aplicativo vai monitorar lagoas de Araruama e Saquarema com dados dos próprios pescadores

O Consórcio é a entidade que executa as políticas aprovadas no Comitê de Bacias, que reúne sociedade civil e poder público dos municípios e do estado / foto divulgação

Um aplicativo irá fazer o monitoramento pesqueiro das lagoas de Araruama e de Saquarema com dados fornecidos pelos próprios pescadores. O projeto foi aprovado na reunião ordinária do Comitê de Bacias Lagos São João realizada na sexta-feira (28), na Casa de Cultura de Araruama. O valor de R$ 124 mil será custeado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Pelo projeto, os pescadores receberão uma oficina de capacitação para manusear o aplicativo. Ele irá conter fotografias com espécies de peixes e os pescadores poderão inserir dados relacionados à captura de cada uma delas. A agilidade do procedimento vai permitir o monitoramento diário dos recursos pesqueiros, também com recortes semanais, mensais e anuais.

Outro benefício é que os pescadores poderão utilizar o aplicativo para comprovação profissional, com consequente acesso a políticas públicas e financiamentos direcionados ao setor.

O plano do Comitê de Bacias é que a capacitação dos profissionais seja feita durante o período de defeso da Lagoa de Araruama, que vai do começo de agosto ao fim de outubro. Com a volta da pesca, em novembro, terá início um projeto piloto. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento integral a partir do ano que vem.

Outro projeto de monitoramento pesqueiro aprovado na reunião ordinária desta sexta foi para o Rio São João. Neste caso o monitoramento será feito com metodologia de controle de desembarque, em que um coletor anota os dados e passa para um sistema online de análise. O valor de R$ 100 mil também virá do Fundo de Recursos Hídricos.

“Com os projetos aprovados hoje, finalizamos a dotação orçamentária deste ano e agora estamos totalmente focados na implantação dos projetos aprovados”, informa a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.