Os ovos de chocolate estão sempre em destaque nesta época e podem ser encontrados de diversas cores, sabores e tamanhos. Com o aumento significativo no preço dos ovos de mercado, empreendedoras e doceiras de Búzios esperam que as vendas de ovos e chocolates artesanais em 2024 superem o ano passado.
Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço médio de um ovo de páscoa no mercado sofreu um aumento de 37%, acima da inflação atual. De 2023 para cá, bombons e chocolates estão 1,9% mais caros. E para compreender o motivo da alta, é preciso analisar a matéria-prima, o cacau, fruta que está bem popular por conta do remake na novela Renascer.
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e da Organização Internacional do Cacau (ICCO), o valor do cacau importado vem tendo crescimento constante no preço a partir de novembro de 2022. A alta do preço da commodity agrícola foi de 75% em janeiro deste ano. Segundo Leonardo Baltieri, co-presidente da Vixtra, a alta nos preços do cacau importado nos últimos anos está relacionada a um fenômeno comum no mercado: a lei da oferta e procura, além das últimas mudanças e eventos climáticos na África Ocidental, região dos principais países produtores, que impactaram negativamente as safras globais.
Ainda sim, fabricantes de ovos de Páscoa gourmet feito a partir de chocolate artesanais estão otimistas com vendas.
Janaina Santos, da Delícias da Marycake, produz ovos de páscoa artesanais há quase 9 anos, e relatou à Prensa que as vendas continuam devagar nesta semana que antecede a Páscoa. “Acredito que seja pelo aumento dos insumos e pela páscoa cair na última semana do mês, pois as pessoas ainda não receberam o salário, mas minha expectativa é vender bem mais que nos anos anteriores”, explica.
A Lu, da Lu Chocolates Búzios, também relatou à Prensa que a procura por esses chocolates é baixa, “Na verdade, o brasileiro sempre opta por produtos industrializados”. Entretanto, suas vendas tem se concentrado nas encomendas para festas. “Bombons, pirulitos de chocolate, porta retrato de chocolate para este mês estão muito além dos pedidos de ovos.”, pondera.
Para as empreendedoras o momento também é encarando como uma oportunidade para tirar do papel ideias criativas e lucrativas. A ideia de Janaina é oferecer produtos 100% artesanais e criativos para atrair os consumidores. “Esse ano estou oferecendo produtos 100% artesanais, como ovos trufados, ovos de colher, ovos de colher infantil, kit mini confeiteiro e barras recheadas. Procuro oferecer produtos diferenciados, dessa forma a indústria não consegue acompanhar, então estou bem confiante que a partir da semana que vem as vendas irão disparar”.
A expectativa é também que a novela Renascer, que evidencia a produção de cacau no Brasil, também possa incentivar as vendas de chocolate nesta Páscoa. Para as empreendedoras e doceiras, além do trabalho manual ser um desafio, é prazeroso poder entregar um produto feito com muito carinho e qualidade.
Para Janaina Santos, da Delícias da Marycake, trabalhar com chocolate artesanal é uma delícia e um desafio, exige constante aperfeiçoamento para poder sempre oferecer experiências para meus clientes, enfatiza.
Lu, da Lu Chocolates Búzios ressalta o problema que os produtos industrializado trazem para esse ramo, mas que o carinho dos clientes pelo artesanal ainda vai ser capaz de superar o desafio “O trabalho artesanal é fantástico, ver o seu trabalho feito com carinho, dedicação e o brilho nos olhos dos clientes quando recebem seus doces é delicioso, mas infelizmente esse ramo ainda sofre muito com o produto industrial. Optar pelo artesanal é saber que tudo foi feito com carinho, produtos de qualidade e que ajuda a manter famílias inteiras. E é claro sempre vindo de mãos femininas, mãos de fada!”.
Lu Chocolates Brasil- Facebook e Contato WhatsApp: 22 999159413
Delícias da Marycake- Facebook e Contato WhatsApp: 22 981779430