Com o fim das eleições municipais, apenas duas candidatas mulheres se elegeram como prefeitas nas cidades da Região dos Lagos
Dentre todos os nomes eleitos após as votações deste domingo (15), pode-se notar que poucas mulheres foram escolhidas pela população para cargos do legislativo e executivo, em comparação aos candidatos homens que venceram a disputa.
Entre os municípios da Região dos Lagos, apenas duas mulheres foram eleitas como prefeitas para o próximo mandato.
Em Araruama, a apuração confirmou a reeleição da atual prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), com 40.620 votos, 63,34% do total. Lívia tem 38 anos e é formada em Recursos Humanos.
A prefeita está na frente da gestão do município desde 2017. A candidata derrotou André, que ficou em segundo lugar com 24,64% (15.800 votos).
A chapa é composta pela vice Raiana Alcebiades, do PSC. As duas candidatas fazem parte da coligação “Araruama No Rumo Certo”, formada pelos partidos PP, PSC, CIDADANIA, DEM e AVANTE.
Lívia já possuía o título de primeira mulher eleita para governar a cidade. Com a vitória, também passa a ter o título de primeira mulher reeleita para o cargo na cidade, que somente era dado à Francisco Ribeiro (Chiquinho da Educação), seu marido, em 2004.
Já em Saquarema, uma outra candidata foi reeleita para o cargo do executivo. Manoela Peres (DEM) recebeu 34.960 votos da população, 78,52% do total.
Manoela tem 40 anos, é mãe de dois filhos e tem a profissão de dentista. A candidata exerce a função de prefeita desde 2017 e caminha para o segundo mandato.
Na disputa eleitoral, Manoela derrotou Rodrigo (REP), que ficou em segundo lugar com 11,66% (5.190 votos).
O vice da chapa é Romulo Gomes, do PSL, que tem 40 anos. Os dois fazem parte da coligação “Vamos Seguir Com Ela!”, formada pelos partidos PP, PDT, PSL, CIDADANIA, DEM, DC, PTC, PV, PSDB e PROS.
BRANCOS E NULOS
Ao fim da apuração, o TSE contabilizou 25,88% de abstenção em Saquarema, sendo 1.477 votos brancos (2,97%) e 3.706 nulos (7,46%).
Em Araruama, foram 27,01% de abstenção, sendo 2.557 votos brancos (3,56%) e 5.080 nulos.
AUSÊNCIA DE MULHERES ELEITAS
Segundo a apuração do Tribunal Superior Eleitoral, cidades como Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Maricá e Iguaba Grande não registraram mulheres sendo eleitas para o cargo de vereadora e prefeita.