Menu

Cidades

Apae de Búzios poderá receber verba federal para ajudar na reconstrução do prédio

A limpeza da unidade já começou a ser feita pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos. Foto divulgação
A limpeza da unidade já começou a ser feita pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos. Foto divulgação

Compromisso foi assumido pelo senador Romário (PL), que esteve em visita ao prédio nesta quinta-feira (25); sede foi atingida por um incêndio no último fim de semana

A reconstrução do prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Búzios poderá contar com uma ajuda financeira do governo federal, por meio de uma emenda parlamentar. O compromisso foi assumido pelo senador Romário (PL), que esteve visitando a unidade nesta quinta-feira (28) na companhia do prefeito Alexandre Martins. A sede foi atingida por um incêndio na madrugada de domingo (24) que provocou não só perda de bens materiais como também a estrutura do prédio.

Senador Romário irá ajudar a Apae por meio de uma emenda parlamentar. Foto divulgação

Romário soube do incêndio por meio do chefe do executivo, que prometeu a vinda à cidade para ver de perto os danos causados pelo incêndio na Apae.

“Ele sempre levantou esta bandeira a favor dos deficientes. Quero agradecer a dedicação dele, de vir aqui olhar de perto o problema, e trazer solução para resolver o mais rápido possível”, disse o prefeito.

O senador também comentou sobre a visita a Apae. “Todos sabem que a Apae é uma das instituições que a gente mais respeita em relação às pessoas com deficiência. É uma bandeira que carrego comigo nesses meus últimos 17 anos de vida e nesses 12 anos de política, e vou levar para o resto da vida. Hoje tive a oportunidade de estar aqui é exatamente o que o prefeito falou: estamos unindo forças, vamos resolver este problema. Família ‘Apaeana’, logo, logo essa Apae estará de pé de novo, com a ajuda da Prefeitura e a nossa ajuda lá de Brasília”.

Limpeza e obra de restruturação

A Prefeitura já havia anunciado na segunda-feira (25) em uma reunião com a direção da Apae que iria contribuir com a obra de reestruturação da unidade, já que o prédio pertence ao governo municipal e está cedido em comodato para entidade. Na ocasião, ficou definido também que, enquanto a unidade não ficar pronta, o município irá arcar com os custos do aluguel de um novo espaço para que o atendimento presencial seja retomado. A direção está em busca de um local apropriado e com acessibilidade para voltar as atividades presenciais. Na terça-feira (26) foi dado o início da limpeza e recolhimento dos restos do incêndio no local pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos.

Governo municipal irá fazer obra da unidade. Foto divulgação.

O departamento administrativo do prédio pegou fogo na madrugada de domingo (24). Uma perícia técnica da Polícia Civil foi realizada no local na manhã segunda-feira (25) e, apesar do laudo do incidente ficar pronto só daqui a uns sete dias, uma das supostas causas pode ter sido um curto circuito da rede elétrica.

De acordo com Lina Porto, presidente da Apae Búzios, os prejuízos materiais foram muitos, entre eles: 13 computadores, 3 notebooks, cafeteira, cadeira de hidromassagem, móveis, todo o arquivo com a história da Associação, documentação financeira, pasta de prontuários, alvará, entre outros.  Felizmente ninguém se feriu. Os atendimentos estão acontecendo a domicílio.

A Associação funciona na Rua Greta Blanc do Rio, s/n, Praia da Marina, e há 24 anos oferta serviços de assistência social, saúde e educação no balneário. Atualmente conta com quase 200 alunos matriculados e 50 do convênio da Fundação para Infância e Adolescência (FIA).

Saiba mais sobre o incêndio na Apae Búzios:

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura