Compromisso foi assumido pelo senador Romário (PL), que esteve em visita ao prédio nesta quinta-feira (25); sede foi atingida por um incêndio no último fim de semana
A reconstrução do prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Búzios poderá contar com uma ajuda financeira do governo federal, por meio de uma emenda parlamentar. O compromisso foi assumido pelo senador Romário (PL), que esteve visitando a unidade nesta quinta-feira (28) na companhia do prefeito Alexandre Martins. A sede foi atingida por um incêndio na madrugada de domingo (24) que provocou não só perda de bens materiais como também a estrutura do prédio.
Romário soube do incêndio por meio do chefe do executivo, que prometeu a vinda à cidade para ver de perto os danos causados pelo incêndio na Apae.
“Ele sempre levantou esta bandeira a favor dos deficientes. Quero agradecer a dedicação dele, de vir aqui olhar de perto o problema, e trazer solução para resolver o mais rápido possível”, disse o prefeito.
O senador também comentou sobre a visita a Apae. “Todos sabem que a Apae é uma das instituições que a gente mais respeita em relação às pessoas com deficiência. É uma bandeira que carrego comigo nesses meus últimos 17 anos de vida e nesses 12 anos de política, e vou levar para o resto da vida. Hoje tive a oportunidade de estar aqui é exatamente o que o prefeito falou: estamos unindo forças, vamos resolver este problema. Família ‘Apaeana’, logo, logo essa Apae estará de pé de novo, com a ajuda da Prefeitura e a nossa ajuda lá de Brasília”.
Limpeza e obra de restruturação
A Prefeitura já havia anunciado na segunda-feira (25) em uma reunião com a direção da Apae que iria contribuir com a obra de reestruturação da unidade, já que o prédio pertence ao governo municipal e está cedido em comodato para entidade. Na ocasião, ficou definido também que, enquanto a unidade não ficar pronta, o município irá arcar com os custos do aluguel de um novo espaço para que o atendimento presencial seja retomado. A direção está em busca de um local apropriado e com acessibilidade para voltar as atividades presenciais. Na terça-feira (26) foi dado o início da limpeza e recolhimento dos restos do incêndio no local pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
O departamento administrativo do prédio pegou fogo na madrugada de domingo (24). Uma perícia técnica da Polícia Civil foi realizada no local na manhã segunda-feira (25) e, apesar do laudo do incidente ficar pronto só daqui a uns sete dias, uma das supostas causas pode ter sido um curto circuito da rede elétrica.
De acordo com Lina Porto, presidente da Apae Búzios, os prejuízos materiais foram muitos, entre eles: 13 computadores, 3 notebooks, cafeteira, cadeira de hidromassagem, móveis, todo o arquivo com a história da Associação, documentação financeira, pasta de prontuários, alvará, entre outros. Felizmente ninguém se feriu. Os atendimentos estão acontecendo a domicílio.
A Associação funciona na Rua Greta Blanc do Rio, s/n, Praia da Marina, e há 24 anos oferta serviços de assistência social, saúde e educação no balneário. Atualmente conta com quase 200 alunos matriculados e 50 do convênio da Fundação para Infância e Adolescência (FIA).
Saiba mais sobre o incêndio na Apae Búzios: