Foi em um momento sensível fora do trabalho que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira buscou inspiração na área profissional para ter sucesso no maior compromisso que poderia assumir: a própria vida! A metodologia desenvolvida pelo especialista, que liderou equipes em empresas como Vale, Deloitte e Anglo American, está no livro (Auto)liderança antifrágil, publicado pela Editora Gente.
O conceito que dá nome ao livro é proposto por Victor como uma solução para os problemas consequentes de um mundo cada vez mais volátil e instável. Falta de foco, paralisia diante da pressão, acúmulo de tarefas e estagnação são alguns exemplos de obstáculos que podem ser driblados com a metodologia 5 As: autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação.
Um capítulo é destinado a cada uma das etapas do método. Segundo o autor, o primeiro passo é a autoconsciência porque é nela que tudo começa. “Ela é a base do seu projeto de vida, os alicerces nos quais você se estruturará e viverá os seus dias”, explica. Victor criou dois princípios essenciais para desenvolver esta habilidade: o gerenciamento de perícia e comunicação e o gerenciamento de circunstâncias.
Nesta etapa, é necessário definir com precisão quais são as suas forças e qual é o seu potencial principal,
aquilo em que você é ótimo, em que pode ser considerado perito. Por isso o nome gerenciamento de perícia.
Esse processo vai apontar qual é sua função no mundo.
Nessa autoavaliação, não foque atenção apenas nas coisas em que você já é competente.
((Auto)Liderança antifrágil, p. 83)
Com referência de especialistas como Nassim Taleb, Jordam Peterson e Zygmunt Bauman, a estreia de Victor na literatura é um estímulo para que o leitor faça de si mesmo um referencial. “(Auto)liderança antifrágil é sobre isso: ser a própria referência para todas as áreas da vida”, resume.