O mesmo procedimento foi adotado para permitir o acesso mais cedo à 1° parcela. O início dos repasses em conta digital está previsto para 16 de maio
O Governo Federal anunciou a antecipação do calendário de crédito e de saques do Auxílio Emergencial 2021 para o público inscrito via canais digitais e via Cadastro Único. A mudança permite que mais de 29 milhões de famílias elegíveis tenham acesso mais cedo aos recursos do benefício que visa reduzir impactos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus.
O início dos repasses em conta digital continua previsto para 16 de maio (domingo) para os nascidos em janeiro, mas o cronograma apresenta mudanças a partir dos aniversariantes de fevereiro. Originalmente, eles receberiam no dia 19, porém, agora, terão acesso aos recursos no dia 18.
As mudanças mais significativas são para nascidos no fim do ano. Os de novembro receberiam em 13 de junho e agora terão acesso aos recursos em 28 de maio. Já os nascidos em dezembro receberiam em 16 de junho e agora serão contemplados 17 dias antes, em 30 de maio.
A mudança também tem impacto nos saques em dinheiro. O calendário original previa o início da fase de saques nas contas digitais da segunda parcela do Auxílio Emergencial 2021 em 8 de junho. Pelo novo cronograma, a data passa a ser 31 de maio, para nascidos em janeiro.
Da mesma forma que nos créditos em conta, a alteração é mais perceptível para os nascidos no fim do ano. Os aniversariantes de dezembro, que teriam acesso aos saques em 8 de julho, passarão a ter essa possibilidade 21 dias antes, em 17 de junho.
Para o público do Auxílio Emergencial 2021 incluído no Bolsa Família, nada muda. Os repasses continuarão sendo feitos de acordo com o calendário habitual do programa do Ministério da Cidadania. Em maio, o início dos repasses será no dia 18, próxima terça-feira.
Veja abaixo o calendário completo: