A Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, erguida em 8 de setembro de 2001, graças aos esforços do então pároco da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia e que abriga a construção, Padre Ricardo White e da empresária carioca Isis Penido, vai comemorar mais um ano da devoção em Búzios.
Para celebrar a data, o padre Ricardo White, que também é cantor católico reconhecido pelo talento e músicas dedicadas à Nossa Senhora e fundador da Comunidade VoxLumen de Cristo, se apresentará em uma live show no Youtube no dia 8 de setembro às 20h.
Clique aqui e se inscreva para receber a notificação do vídeo
Sobre a devoção a Desatadora dos Nós
A devoção a Maria Desatadora de Nós iniciou na Alemanha em 1700 depois de um quadro milagroso inspirado em uma meditação de Santo Irineu, ter sido encontrado, retratando a Virgem. Em seguida, foi colocado na Igreja de S.Peter am Perlack, em Augsburg. Os milagres espalharam-se pela Europa e Argentina, entretanto, os santuários limitavam-se apenas a um altar dedicado a santa.
A capela em Búzios foi a primeira erguida e dedicada exclusivamente à Nossa Senhora Desatadora dos Nós e recebeu a Benção Apostólica do Papa João Paulo II. Localizada na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3.333, no bairro Geribá, as missas no local acontecem aos domingos, às 12h com benção de objetos, aspersção de água benta e queima de pedidos que são depositados em uma urna no interior da capela durante a semana.
A construção é repleta de obras de arte e foi erguida com o trabalho de diversos artistas que deixaram sua marca, gerando valor cultural incalculável. Entre eles Andréa Andrade: arquiteta responsável, Lucy Sá Peixoto: curadora, Mário Borriello: decorador, Hugo Desmaziéres: pintor (painel no exterior da capela), Hildebrando Lima: escultor (anjos da entrada em tamanho natural, Cristo, Espírito Santo e porta pedidos em resimármore), João do Nó: responsável pelos acabamentos com tramas e nós, Sérgio Martinolli: escultor (tríptico de Nossa Senhora atrás do altar, de 2,40m de altura), Santos Sobrinho: escultor (madona em vidro no veleiro – local onde se acendem as velas), Cláudia Márcia Miranda: artista plástica (pátinas do portão e portas da capela), Sá Peixoto Júnior: escultor (co-autor da madona – a peça foi iniciada por seu pai, José de Sá Peixoto).