Search
Degradê com CSS

Andrezinho Ceciliano debate urbanismo sustentável no evento do CAU-RJ

Prefeito eleito de Paracambi reforça compromisso com cidades mais inteligentes e solidárias; projeto de cidades-esponja ganha destaque
andrezinho ceciliano paracambi

O prefeito eleito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano, participou na quinta-feira (28/11) do Encontro com a Sociedade 2024, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ). O evento reuniu lideranças políticas, arquitetos e representantes da sociedade para debater o papel da arquitetura no desenvolvimento sustentável das cidades.

No Encontro com a Sociedade 2024, realizado pelo CAU-RJ, o prefeito eleito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano, destacou sua visão para o futuro das cidades, especialmente em sua gestão no município a partir de 2025. Aos 26 anos, Andrezinho se mostrou comprometido com o planejamento urbano sustentável e a criação de cidades mais solidárias.

“Paracambi é onde nasci e cresci, e liderar minha cidade é uma responsabilidade que encaro com carinho. A arquitetura e o urbanismo são ferramentas essenciais para o planejamento do futuro, pois a vida se constrói nas cidades, e elas precisam ser mais humanas e solidárias”, declarou Andrezinho durante o evento.

Sustentabilidade e Urbanismo em Debate
O encontro contou com a participação de prefeitos eleitos da Baixada Fluminense, como Dudu Reina (Nova Iguaçu), Maroto Miranda (Mesquita) e André Português (Miguel Pereira), além de Léo Vieira (São João de Meriti). Os debates focaram no papel social da arquitetura e do urbanismo na criação de cidades inteligentes, com soluções voltadas para sustentabilidade e eficiência energética.

O local do evento, o novo Hospital UNIMED Nova Iguaçu, ainda em construção, foi apresentado como um exemplo prático de arquitetura moderna e sustentável, com infraestrutura voltada para eficiência energética e preservação ambiental.

Destaque para o Projeto de Lei das Cidades-Esponja
A relação entre Andrezinho e o CAU-RJ ganhou força graças ao Projeto de Lei das Cidades-Esponja, de sua autoria enquanto deputado estadual na Alerj. A proposta busca implementar soluções sustentáveis de gestão da água da chuva para reduzir enchentes e alagamentos, contando com apoio do Conselho de Arquitetura.

O presidente do CAU-RJ, Sidney Dias Menezes, elogiou a iniciativa, classificando-a como “rápida e acertada”. Menezes também reafirmou o compromisso do Conselho em colaborar com a tramitação do projeto, contribuindo com debates e esclarecimentos técnicos.

Perspectivas para o Desenvolvimento Regional
Com a participação de gestores e especialistas, o evento reforçou a importância da colaboração entre poder público e profissionais da arquitetura na construção de cidades mais resilientes e inclusivas. O exemplo de Paracambi, com o foco em sustentabilidade urbana e planejamento para o futuro, foi uma das pautas centrais do debate.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!