Search
Degradê com CSS

André Granado retorna ao cargo após decisão de desembargador

André Granado (MDB), prefeito de Búzios.

Na tarde da última quinta-feira (4), André Granado foi reconduzido ao cargo de prefeito por  decisão do desembargador Guaraci de Campos Vianna, que anulou a sentença de improbidade administrativa que o mantinha afastado da Prefeitura de Búzios.  O vice-prefeito Henrique Gomes, que até então exercia a função de prefeito em exercício, ao ser notificado sobre a decisão do desembargador fez a transição pacificamente entregando as chaves da Prefeitura ao chefe de gabinete de André, Lorram da Silveira, no mesmo dia. 

Em nota tardia, já no final do dia, a Prefeitura de Búzios, também pelo Facebook, informou sobre mais essa mudança no comando do executivo municipal, dando ênfase que André reassume o  cargo “(…) que lhe foi concedido através de eleições democráticas…”.

Na manhã desta sexta-feira (5) o vice-prefeito comentou em sua página oficial no Facebook: 

Henrique Gomes (DEM), vice-prefeito de Búzios

“”Como vice-prefeito eleito de Búzios fui intimado pela Justiça para administrar a Cidade no período em que André Granado estava afastado de suas funções. O cargo ao qual fui eleito me dá prerrogativa, na ausência do prefeito, de assumir como chefe do Executivo. Esse é o meu papel, uma vez que o prefeito André Granado respondia processos judiciais. Torço para que neste regresso  ele possa dar continuidade a todo trabalho que foi feito em prol da população de Búzios, pois foi o que eu fiz no período em que estive à frente do Executivo. Que ele continue a fazer as correções que entendo ser necessárias à cidade, principalmente no que diz respeito ao atendimento à população.”.

Entenda o caso 

O que causou o afastamento de Granado, de acordo com a Justiça, foi o fato de não ter convocado os aprovados de um concurso público realizado em 2012,  e ainda contratando funcionários temporários.

A primeira decisão para o afastamento do prefeito foi dada no dia 21 de junho de 2018. A segunda decisão veio no dia 4 de setembro, quando, segundo o TJ, a defesa do prefeito pediu recurso, porém, fora do prazo, sendo rejeitado pelo juiz. Em março de 2019, o prefeito recebeu um novo pedido de afastamento, mas continuava exercendo o cargo e recorrendo da decisão em exercício.

Sobre a divisão do governo, o vice-prefeito também se pronunciou na mesma nota: 

“O prefeito André Granado e eu, fomos eleitos, ele prefeito e eu vice, em 2016, porém por divergências da parte dele, esta parceria política não existe mais. Mas o importante é trabalhar pela cidade,  por isso e para isso que fomos eleitos.”, e também, em resposta ao Prensa,  ressalta que “quando assume como prefeito em exercício cumpre apenas a decisão da justiça que cumpra a prerrogativa do cargo a que foi eleito.”

A reportagem fez contato com o chefe de gabinete de André Granado para mais informações, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. 

Lei as matérias anteriores do Prensa, sobre o caso:

https://prensadebabel.com.br/index.php/2019/05/22/nova-decisao-judicial-reconduz-prefeito-andre-granado-ao-cargo/

https://prensadebabel.com.br/index.php/2019/05/17/justica-determina-novo-afastamento-do-prefeito-andre-granado/

https://prensadebabel.com.br/index.php/2019/03/18/prefeito-andre-granado-perde-prazo-em-processo-e-e-afastado-do-cargo/

https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/10/27/dr-andre-granado-e-reconduzido-a-prefeitura-de-buzios/

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!