A decisão foi oficializada em reunião com Lula em encontro em São Paulo e pode acontecer apoio do PT a candidatura de Freixo para o governo do estado do Rio
Lideranças do PT fluminense se reuniram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, na tarde de terça-feira (25), em São Paulo. Na ocasião o partido anunciou que deve lançar o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano, para o Senado. As informações são do jornal O Globo, em matéria de Jan Niklas. Ainda, de acordo com a matéria, o anuncio do partido abre caminho para selar a aliança com o PSB em torno da chapa do deputado federal Marcelo Freixo — pelo acordo, cabe ao PT indicar o vice.
Como já é sabido, para além dos bastidores, havia uma resistência do PT em consolidar aliança com PSB em torno da candidatura de Freixo no Rio. Havia a possibilidade de que Ceciliano disputasse para governador pelo PT. Mas, após divulgação do conteúdo da reunião pelo vice-presidente nacional do PT Washington Quaquá, ficou claro que, diante da prioridade do partido no estado em trabalhar a campanha de Lula, quanto mais palanques fluminenses diversos ele puder aparecer melhor para sua tentativa de retorno à presidência.
“Vamos com tudo com Lula Presidente e Andre Ceciliano Senador! O PT negociará com o PSB e a presidenta Gleisi tem nosso apoio total para isso! E o presidente Lula terá quantos palanques estiverem dispostos a apoiá-lo! Objetivo é isolar Bolsonaro e ampliar Lula no Rio!”, postou Quaquá em suas redes sociais.
No município do Rio o apoio de Eduardo Paes e o PSD à André Ceciliano já havia sido adiantado na Pólis Fluminense por Aquiles Barreto, secretário de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Mas para o governo do estado o PSD tem outros planos, o presidente da OAB Felipe Santa Cruz. Mas as temporadas das alianças estão abertas.